Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Férias escolares

Os meninos estão de férias!
O bebê passou para o 2° ano e o mais velho, para o 3°. 
Foi um ano muito produtivo. O bebê começou o ano sem saber ler ou escrever, só  sabia as letras do alfabeto mesmo. De vez em quando, escrevia o nome dele invertido. Está encerrando o ano lendo, escrevendo sozinho, consegue fazer as lições de casa com autonomia. Ainda tem dificuldades para falar o R, mas vamos chegar lá. 
O mais velho lia "sem ponto nem vírgula", mas durante o ano foi melhorando e até ganhou uma medalha de prata na leitura.  Está aprendendo a tabuada, já escreve com letra cursiva. 
Foi um ano intenso, mas produtivo. 
Hoje peguei os boletins das crianças e comprei um diário para cada um. Quero que o mais velho comece um diário de férias,  para treinar a escrita e também pegar o hábito de escrever. 
A ideia ainda não pegou, pois o diário veio com uma caneta com tinta invisível.  É claro que ele errou e, por isso, surtou. Não estou exagerando. Eu disse que ele pode riscar e continuar, ou começar a escrever usando um lápis,  mas não pode ficar paralisado. É muito cedo para escrever à caneta, mas a simples ideia de escrever com uma caneta invisível é,  para mim, absurda. É um diário! E como eu vou escrever sem ver as palavras? O bebê acha bem divertido, já gastou a bateria da caneta dele. Eu não consigo. 
É  claro que eu erro; todos erramos. Acabei de voltar ao parágrafo anterior para corrigir um erro. Isso é possível porque estou enxergando o texto e porque estou usando um teclado. 
Para acalmá-lo, mostrei uma página do "meu diário": um dos tantos relatos de viagem que fiz aqui no blog.  Foi bom, pois eu não lembrava mais (preciso reler tudo) e também porque reforçou em mim (espero que também nele) a ideia da importância de se manter um diário,  ao menos para férias e viagens. 
Então, ele vai escrever no diário e eu me comprometo a escrever aqui. 

4 comentários:

  1. Que bom ver os progressos da turminha! FELIZ NATAL pra vocês todos e ótimas férias! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oiee quanto tempo! Gosto muito de ler voce :-D Quantas novidades!! Ahh venderam um diário com uma caneta de tinta invisivel para escrever segredos no diário, imagino.... mas e depois?? tem um jeito de ler /decodificar essa escrita secreta? risos.... antigamente escreviam com o sumo do limão, e quando se colocava o papel contra a luz ( de uma vela, por exemplo, ou da lamparina/ abajur ) a escrita se revelava, no papel... Beijos de Sampa pra vcs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Sim, antigamente era bem complicado! Hj a caneta vem com uma lanterna na outra ponta :)
    Só quero ver quanto tempo vai durar a bateria!
    Beijinho!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: