domingo, 9 de maio de 2010

dia das mães


Eu não comemoro o dia das mães, para mim ele ocorre todos os dias.
Ou: não é preciso um dia para se lembrar da mamãe.
Para saber mais:
O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Fonte: Wikipedia.



Vejam que a própria criadora do dia das mães acabou lutando contra a data, quando viu que ela passou a representar apenas uma oportunidade a mais para o comércio:

"Não criei o dia das mães para ter lucro"

(...) ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.



Você liga de vez em quando para a sua mãe ou só reserva um tempo para ficar com ela no segundo domingo de maio?
Quando você pensa em dia das mães, pensa logo em presente?
Você conversa com sua mãe de vez em quando ou a visita por obrigação no dia das mães?
E você, que é mãe: gostaria de ser homenageada apenas uma vez por ano?


Em tempo: mostrei o texto para a minha mãe, ela concordou plenamente!

2 comentários:

  1. A minha também concorda, mas adora um mimo. Vai entender! Hehehe! Besitos!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Eu leio tudo! Prefiro responder por email, pois é mais rápido. Siga-me também pelo Facebook. Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: