Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia de Lavanda


No sábado, acordei cedo para colher lavandas. Inspirada no meu novo livro, aproveitei para podá-las bem, do que resultou que eu tenho muita lavanda para secar, fazer chá, sachês, o que eu quiser.

Vocês sabem que eu adoro uma receitinha, então peguei meu livrinho e mãos à obra.

Selecionei as poucas sementes que consegui catar e misturei no açúcar. Não rendeu grande coisa, não ficou uma lindeza, por isso não vou mostrar. Tem uma foto tirada do livro, no post de domingo. 

Misturei lavanda no óleo de girassol e coloquei no refrigerador (foto abaixo). Deve-se deixar por 3 semanas. 

E, claro, havia uma receita com vinagre e eu não tinha vinagre em casa, nem garrafas. Fui até o supermercado. Ainda bem que era manhã de sábado! Usei vinagre de vinho branco, embora a receita recomende vinagre de champanha. Hum? Eu nem sabia que isso existia! Estou precisando viajar mais! O resultado vocês veem acima. Adicionei uns raminhos de alecrim, tudo tirado da horta. É preciso repousar por 6 meses. 


Também fiz um chá de lavanda, usando folhas e flores, mas aparentemente não passou no teste. Minhas cobaias Meus pais disseram que tinha gosto de mato, meio enjoativo. Acho que exagerei na quantidade de folhas. De fato, o chá ficou muito verde. E eu, pensando que ele ia ficar lilás!

10 comentários:

  1. Amei o visual que ficou nos vidrinhos. Já fiz com alecrim, mas com lavanda é novidade pra mim.
    Que pena que o chá não ficou bom, no livro não dá a quantidade que se deve usar?
    Esses teus bonequinhos são uma graça.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  2. Errando se aprende,né? No fim dá tudo certo e adorei os vidrinhos!Adoro lavanda! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. rsrs tambem pensei q o cha ficasse lilas! a lavanda misturada no açúcar é comestivel?

    ResponderExcluir
  4. Adoro lavanda e não sabia que dava para fazer tanta coisa com ela, adorei!

    Bjs;

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty, as garrafas ficaram lindas! Vinagre de champanha? Eu hein que finesse rsrsrs Ah! Se o chá fosse roxo seria bem mais bonito, não?! Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty, o vinagre e o óleo de girassol depois é pra usar como tempero? Na garrafa fica bem lindo!

    Quanto ao chá, há uns anos me disseram que era bom pra enxaqueca, e experimentei, mas só com sementes secas, mas não fica muito gostoso, não, apesar de muito cheiroso :(

    bjn no coração

    ResponderExcluir
  7. Amiga,experimente fazer o chá só com as flores :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. oi Patty

    adorei os vidrinhos e nao sabia tb q dava pra fazer varias coisas com lavandas.

    bjo
    Grasi
    adoroolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,Paty!
    Voltei pra ver as tuas "receitinhas" com as "lavandas"!
    Adorei ver os teus vidrinhos e torço pra que tudo seja um sucesso...Pena que o chá não saiu como você desejava...Mas o jeito é tentar de novo com as flores, como a Cíntia sugeriu...Imagino que deve ser mesmo muito bom!
    Também amo as lavandas,seus aromas e as suas cores maravilhosas!

    Beijos e abraços perfumados de lavanda pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  10. Ah,amiga...Esqueci de dizer que achei muito lindinhas as tuas fadinhas...Puro encanto! Mas não vá deixar elas pertinho da Cacau,hein? Acho que ela iria gostar também...(Rs...)
    E falando nos caninos...Não é que o Samurai machucou uma das patas traseiras? Pois é, amiga... Estamos fazendo curativos duas vezes ao dia... Já somos quase "aprendizes" de veterinário...(Rs...)

    Um domingo tranquilo pra vocês!
    Teresa

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: