Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

informática

Estou organizando as minhas fotos deste ano. Estamos chegando ao fim de fevereiro, segundo mês do ano, mas já passei das mil fotos há muito tempo!
Lembrei-me de ter lido, há algum tempo atrás, que era possível renomear arquivos em lote, ou seja, diversos arquivos ao mesmo tempo. Agora aprendi e resolvi dividir o conhecimento, ou melhor, compartilhar, já que essa técnica deveria ser ensinada até mesmo nas escolas! O tempo que reduz, sem contar o trabalho e a digitação, é imenso.

Para renomear arquivos em lote, siga os seguintes passos:
1) Abra o Windows Explorer.
2) Encontre a pasta com os arquivos a serem renomeados.
3) Selecione os arquivos que devem ser renomeados.
4) Com os arquivos selecionados, aperte a tecla F2.
5) Você vai notar que o primeiro arquivo da lista tornou-se editável. Dê um novo nome ao arquivo e aperte a tecla Enter.
Pronto: Agora todos arquivos serão automaticamente renomeados e numerados em relação ao nome dado ao primeiro arquivo. Por exemplo, se você deu o nome "arquivo.jpg" ao primeiro documento, os outros serão renomeados para "arquivo(1).jpg", "arquivo
(2).jpg" e assim por diante.

DICA: Crie uma pasta com o nome que você pretende atribuir aos arquivos - ex.: pássaros. Depois transfira as fotos para essa pasta e só depois siga os passos recomendados aí em cima.
Eu acabei de testar e funciona. É muito fácil, bem que poderia constar no arquivo de ajuda do Windows. Agora continuarei renomeando as minhas fotos!

Um comentário:

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: