Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

dia do meio-ambiente


Nada de posts ultraecológicos.
Já sou ecológica e recicladora que chegue no dia-a-dia!
Reciclo latas, cds/dvds, potes de margarina, garrafas, filtro usado de café... ultimamente, até rolinho de papel higiênico.

Para quem quer agir ativamente, dê uma chegada no site dos Voluntários On Line. São vários projetos e para ser voluntário, não precisa nem sair de casa!

Para quem quiser dar só uma mãozinha à mãe natureza, pode deixar de usar sacolas plásticas. Para quem não sabe costurar e ainda não tem a sua, aí vão algumas dicas:
A Funverde vende kits de sacolas em lona de caminhão ou algodão

As bolsas Maria Gorda suportam até 20kg:

A Sako Chic vende sacolas ecológicas que cabem em qualquer bolsa ou bolso.
Quem é cliente do Mercado Livre tem várias opções de ecobags a preços acessíveis, muitas delas personalizadas. Clique aqui para ver a lista.
Essa aqui abaixo não é um encanto?


Clientes da rede Panvel (RS/SC) têm direito a pontos extras no cartão-fidelidade pela não-utilização de sacolas plásticas.


Dicas do blog Moda sem Frescura para andar na moda sem agredir o meio-ambiente (ou minimizando o impacto):

1) Mude a combinação
Quem nunca abriu o guarda-roupa e disse: “não tenho roupa para sair“, que atire o primeiro cabide! A solução para este problema não passa necessariamente pela conta bancária. Faça um exercício de criatividade com o que você já tem, experimente novas combinações, sobreponha peças, misture estilos, perca o pudor com as cores. Além de economizar dinheiro, você estará diminuindo a quantidade de lixo descartado.

2) Custo x benefício
Consuma de forma mais inteligente. Invista em peças de qualidade que, mesmo custando mais, irão durar por várias estações. Para renovar o visual, combine seus clássicos com acessórios charmosos: echarpes, colares e brincos vistosos, cintos, sapatos, botas e chapéus.

3) Comércio justo
Preste atenção em quem fabrica o que você veste. Algumas grandes marcas que vendem muito barato escondem uma feia realidade: a exploração de trabalhadores, o uso de mão de obra escrava e até mesmo infantil.

4) Eco-fabrics
O que você veste tem grande impacto no meio ambiente. Tecidos sintéticos, à base de poliéster, demoram 200 de anos para se decompor na natureza. As plantações de algodão, por outro lado, usam pesticidas altamente tóxicos em grande quantidade. A saída é optar por roupas de algodão orgânico, sempre que possível.

5) Segunda chance
Foi-se o tempo em que os brechós eram lugares entulhados e poeirentos. Hoje, existem lojas que vendem roupas de segunda mão em ótimo estado, organizadas e limpas. Frequente-as para adquirir ítens em conta, ou para vender aqueles que não usa mais.

6) Troca-troca
Organize um evento de trocas com os amigos, em que cada um leva um certo número de peças e tem direito a escolher outras. Como a ideia desse troca-troca é se divertir, solicite que os convidados levem comidinhas, enquanto o anfitrião providencia as cervejas geladas.

7) Agulha e linha
Se você tem habilidade em trabalhos manuais, faça um curso de corte e costura, ou aprenda a tricotar. Assim, além de ter o prazer de criar e vestir algo original, você evita o impacto ambiental da etapa de confecção industrial.

8) Couro verde
Procure comprar acessórios feitos de couro vegetal que não utilizam cromo no curtimento. Um parte dessa substância pode oxidar, tornando-se tóxica e poluindo a água usada no processo.

9) Conta gotas
Lave suas roupas com água fria e ecologicamente correto, e seque-as no varal, evitando o uso da secadora. Uma única camiseta, lavada a 60ºC, secada na máquina e passada a ferro, libera 4 quilos de emissões de dióxido de carbono em sua vida útil. Isso equivale a a uma viagem de avião de 27 quilômetros!

10) This is not a plastic bag
Acostume-se a levar uma sacola de pano dentro da bolsa, para evitar o uso de sacos plásticos descartáveis.

3 comentários:

  1. Quantas dicas, hein? mas acho que a gente já ajuda fazendo uma ou outra coisa, né? eu uso muito minha sacola ecológica e faço outras coisinhas. Tomara que, com o tempo, mais e mais pessoas se conscientizem né, Patty? obrigada pelas visitinhas lá no blog, viu? bjs

    ResponderExcluir
  2. Esta da Panvel dar mais pontos pra quem não usa sacolas plásticas eu nem sabia. E olha que vou na Panvel mais de uma vez por semana por conta do Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Eu ajudo como posso, Carmen. E planto muitas árvores. Acredito em trabalho de formiguinha, cada um faz a sua parte.
    Pois é Lú, achei que todo mundo já sabia! Vai outra, que descobri outro dia: o Walmart dá descontos para quem recusa sacolas. Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: