Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

dicionário on line


Essa dica é para quem não tem paciência de procurar palavras no dicionário (livro de verdade, real) toda santa hora! Eu sou uma que nunca tive. Viva a tecnologia!

Tenho um bom dicionário Michaelis em cd-rom, com 5 idiomas. Mas no momento não o estou encontrando, então deixa para lá.

Descobri, por puro acaso, o WOXICON, um dicionário online com direito a pesquisas em alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, holandês, português e sueco. Ufa!

Tá, levanta a mão quem precisa de um dicionário em outro idioma além desses mencionados. Sério, pois eu adoro estudar idiomas. Já pensei em estudar grego, mas vou dar um tempo nos meus cursos...por enquanto...

Vamos a um exemplo de pesquisa.

Digitei esmalte (o meu está descascando, deve ser por isso que a palavra me veio na cabeça). O mecanismo de busca sugeriu esmalte de unhas. E agora já posso comprar esmalte em qualquer lugar do mundo (quase):

  • inglês = nail enamel, nail polish

  • francês = vernis à ongles

  • italiano = smalto per unghie

  • espanhol = esmalte para uñas

  • holandês = nagellak

  • alemão = Nagellack

  • sueco = nagellack

O site inclui as conjugações verbais. Já está nos meus preferidos!

É bom ter um certo cuidado... digitei beijo só por curiosidade e a palavra que apareceu em francês não quer dizer nada disso... e aparentemente não há uma tradução para o sueco. Será que lá ninguém beija? - Brincadeirinha!

Constatei que o mecanismo serve muito melhor para fazer tradução. Digitei bises e nada deu certo, mas quando procurei por bise, descobri beijinho em português. Agora sim!
Porém, nada consta para bisous.
Deixando os beijos de lado...
Procurei por gars (ainda estou no francês) e encontrei cara, dude, muchacho, entre outros termos. O jeito é utilizar esse site como MAIS um mecanismo de busca!

E você, tem alguma dica?

2 comentários:

  1. Cara Patty,

    Estou entrando em contato, pois achei seu blog interessante e já que você postou um artigo sobre um dicionário online, gostaria de lhe fazer uma sugestão.

    Gostaria de lhe indicar o nosso portal lingüístico, o bab.la. Oferecemos diversas ferramentas e recursos úteis para pessoas que aprendem e se interessam por outras línguas e entre eles, dicionários em 16 línguas, incluindo os dicionários bilíngües em português-alemão; português-inglês e português- espanhol: http://pt.bab.la/dicionario/.

    Além disso, dispomos centenas de lições de vocabulário, fóruns, testes e outros recursos úteis para o aprendizado de idiomas.

    Assim, caso achar que seus leitores se interessariam pelos recursos do bab.la, apreciaríamos muito se você adicionasse nossa página ao seu site.

    Qualquer dúvida ou necessidade de mais informações, por favor, não hesite em me contatar.

    Atenciosamente,

    Marina Sales

    ResponderExcluir
  2. Meu e-mail é marina@bab.la

    att,

    Marina

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: