Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de setembro: Revolução Farroupilha (post literário)

Quebrei a cabeça ao pensar como deveria elaborar o post de hoje. Afinal, quem quiser saber mais sobre a Revolução Farroupilha pode consultar artigos excelentes em qualquer enciclopédia. Acabei de ver um ótimo no How Stuff Works.


Vamos ver alguns livros?


* Obs.: As resenhas e as imagens eu busquei por aí...*


- A CASA DAS SETE MULHERES, de Letícia  Wierzchowski:


A autora mescla realidade e ficção num romance que usa a Revolução Farroupilha como pano de fundo para descrever as aventuras de sete gaúchas da família do general Bento Gonçalves. O líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito, com o propósito de protegê-las. A guerra que se esperava curta começou a se prolongar. E a vida daquelas sete mulheres confinadas na solidão do pampa começou a se transformar... 
 A estrutura do livro segue os passos da revolução: dez anos de confrontos, dez capítulos.


Recomendadíssimo! Imperdível! Aproveite e leia a continuação:


- UM FAROL NO PAMPA, de Letícia  Wierzchowski.




"Um Farol no Pampa" começa em 1847 e termina em 1903, um período de tempo muito grande, e com vários acontecimentos importantes na vida pública e política do Brasil. Um novo livro e, ao mesmo tempo, a continuação da obra (...). Neste, os espaços se ampliam e perdem seus contornos, já não há a clausura de uma estância sitiada pela guerra, mas há o destino de um jovem de nome Matias, e há o seu medo diante dos caminhos que pareciam traçados, mas que se desfazem a cada passo na esteira dos assombrosos acontecimentos que levam o Império do Brasil à Guerra do Paraguai.


- O TEMPO E O VENTO, de Érico Veríssimo:



A trilogia O Tempo e o Vento, é a mais famosa saga da literatura brasileira. São 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que o escritor compôs em três partes - "O Continente", "O Retrato" e "O Arquipélago" -, publicadas entre 1949 e 1962. "O Continente", segundo o crítico literário Antonio Candido, "um dos grandes romances da literatura brasileira", lança o leitor em plena ação, durante o cerco das tropas federalistas ao Sobrado do republicano Licurgo Cambará, em 1895, para em seguida retroceder um século e meio e mostrar as origens míticas e históricas do clã Terra Cambará. Acompanhando a formação dessa família, Erico nos apresenta toda a saga.




São 3 partes, publicadas, cada uma,  em vários tomos. A ordem correta é:

O tempo e o vento (1ª parte) — O continente – 1949 (2 volumes)
O tempo e o vento (2ª parte) — O retrato – 1951 (2 volumes)
O tempo e o vento (3ª parte) — O arquipélago – 1961 (3 volumes)

É, é enorme, mas vou contar um segredo: nunca cheguei a ler a 2ª parte, embora tenha comprado toda a coleção. As emoções fortes estão em "O Continente". 

- OS FARRAPOS, de Carlos Urbim:

Versão impressa dos textos do jornalista e escritor Carlos Urbim que deram origem à série “Histórias Gaúchas: Farrapos”, da RBS TV. Com conceitos editorial e gráfico arrojados, conta a história do Guerra do Farrapos ao estilo de uma reportagem e exibe exuberante iconografia de época. Acompanha um pôster com cronologia e principais personagens. 

Eu não li, mas já estou interessada...

- RODEIO DOS VENTOS, de Barbosa Lessa:


A capa é horrível, mas o livro é excelente. Não trata da guerra dos farrapos, mas traz diversas crônicas do autor, que tem papel de destaque no movimento tradicionalista gaúcho. E por falar nisso, já está na hora de reler o meu exemplar!


- Lendas do Rio Grande do Sul:
O acesso é virtual e gratuito. Clique aqui.

E por último, lembrei de ...

- João Simões Lopes Neto.
O autor publicou 4 obras:



  • Cancioneiro Guasca (1910);
  • Contos Gauchescos (1912);
  • Lendas do Sul (1913);
  • Casos do Romualdo (1914).

Gostaram das dicas? 
Boa semana!

Um comentário:

  1. Endosso a recomendação do "O Tempo e o Vento " do Veríssimo. Li todinho e amei!!!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: