Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

você joga comida no lixo?





Sério gente, parece coisa do outro mundo... 
Primeiro, deixem eu explicar que aqui na casa da praia, de onde vos escrevo (estou em férias!), a minha irmã cria patos, marrecos, tem até 2 leitõezinhos. E esses bichinhos comem muito, haja dinheiro para ração e milho!
Então quando sobra comida na feira, ou no mercado, algum conhecido avisa para ela ir buscar... ela já tem até carrinho de feira. 


No lixo aqui da esquina de casa ela achou um pedaço de torta enquanto ia passando (é, daquelas recheadas e com chantilly). Com bandeja e tudo.


Agora há pouco, avisaram que  uma família tinha ido embora, pois acabou o feriadão, e tinha jogado (muita) comida no lixo. 

Então o saldo do feriado foi: sacos de batata inglesa que sequer foram abertos, torta, feijão, arroz, pães, roscas, nem sei mais o quê ela encontrou. 


Ah, fala sério? Jogar uma ou outra coisa no lixo ainda vai, mas foi praticamente um rancho por família! E nenhuma comida estava estragada. Não dava para levar? Reaproveitar? Doar para alguém?
Procurem no google "comida no lixo" e vocês vão ter uma ideia do desperdício. Só para dar uma ideia:


O desperdício é muito grande. Segundo a reportagem "Comida é o que não falta", assinada por Rodrigo Velloso e publicada na revista Super Interessante no 174 de março de 2002, 23 milhões de brasileiros passam fome e jogamos fora, todos os dias, comida suficiente para alimentar 19 milhões deles (Tirei do site da Unesp).


Eu já acho horrível o desperdício de cascas e folhas... fora o lixo orgânico. Eu pago mico, mas levo um potinho para o trabalho, para recolher erva-mate usada e borra de café. Meu jardim agradece. 


Aqui em casa não sobra nem farelinho de pão... os passarinhos comem tudo.


Algumas pessoas retiram comida do lixo para comer... vendo as fotos, não é difícil descobrir por quê!
esses morangos foram encontrados no lixo!


Uma americana faz seu rancho no lixo e ainda distribui parte do que arrecada para instituições de caridade. Vejam o blog dela, com fotos impressionantes.


4 comentários:

  1. Ola Patty, aproveite bastante as férias querida!
    Aqui elas jogam muita coisa fora mesmo, mas estranhei que o Brasileiro entrou nessa onda...que pena!
    Depois conto sobre o que é o acessorio....rs..obrigada por participar da brincadeira :)
    beijinhos querida e um lindo dia pra vc,
    So

    ResponderExcluir
  2. Esta eu confesso que nao sabia, aqui na França o povo joga muita comida fora, mas existe um grupo de jovens aqui em Paris que fazem parte de uma associaçao, eles pegam tudo no lixo depois da feira e nunca compram legumes, e realmente tudo ainda é de boa qualidade , sem contar carnes, presuntos, peixes etc... eu nunca pensei que essa onda teria chegado no Brasil, é mesmo uma pena, muito triste.
    vou ver o blog da americana, esse assunto me interessa, pois existe milhoes de pessoas que morrem de fome todos os dias, principalmente na Africa.
    obrigado por essa triste noticia, acabei de descobrir seu blog , gostei , vou seguir e voltar com certeza.
    uma otima semana bem abençoada para você
    Iara

    ResponderExcluir
  3. Iara, já ouvi falar nesse movimento: as pessoas não compram nada, arrecadam restos da feira, de lojas, coisas que as pessoas jogam fora. Pensando bem, estou sempre de olho num lixinho por aqui... já "ganhei" até lâmpadas fluorescentes! Bj e volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Soraia, por aqui é ignorância mesmo. Estou morta de curiosidade para ver o que a sua filhota fez.

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: