Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LIVRO: O MERCADOR DE LÃ


Frei Matthew sai em uma missão, impelido por uma visão que teve durante um sonho: deve alertar os moradores da cidade de Felik de que devem se arrepender de seus pecados e ser mais caridosos.


O livro não se resume a essa missão, na verdade o frade tem diversos encontros pelo caminho e em todos ele transforma a vida de alguém. Um condenado à morte injustamente; uma ex-prostituta com um filho pequeno (que é justamente a esposa deste condenado); o filho de um capelão, a quem ele ensina latim, história e xadrez; um ladrão, a quem ele salva a vida; e, claro, um mercador de lã, Otto. 


Quando enfim chega a Felik e transmite sua mensagem, o frade não é compreendido. E começa a nevar em Felik. Neva por mais de dois dias sem parar.  E a neve é vermelha....


O romance, ambientado no século XIII, é simplesmente fantástico. Eu já havia lido O MONGE INGLÊS, da mesma autora, mas infelizmente, li invertido: O MERCADOR DE LÃ é a primeira aventura do frei Matthew. Sem problema, os livros são independentes, é que eu tenho mania de fazer tudo na ordem certa.


Por que vale a pena: Valéria Montaldi mostra a força e a inteligência das mulheres, desprezadas na idade Média. Mostra os costumes, os hábitos, a religião. Até os animais são personagens pensantes e têm participação importante no enredo - sem a ajuda deles, o frade Matthew não chegaria ao seu destino. A autora mostra também que o certo e o errado não são bem definidos. A visão do frei Matthew não é proporcionada por uma santa, mas por uma herbolária acusada de bruxaria e morta pela inquisição. 


Um ponto alto é a discussão entre o Frei e uma prostituta, na qual ela explica por que o casamento é desnecessário. Para o frei, uma heresia. Para a mulher, não pode haver heresia, pois ela não recebeu educação. Se ela desconhece a lei da Igreja, como pode estar pecando?


Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: