segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chuveiro Queimado X Excesso de Tangerinas

Tarde de domingo já é ruim o suficiente, pois é véspera de segunda-feira. Isso quer dizer que ainda falta arrumar tudo para não se atrasar na segunda, pintar as unhas, etc, etc, etc. Estou convicta de que, pior do que domingo de tarde, só segunda de manhã. 

Fui para o banho e, claro, não tinha água quente.
Se o chuveiro não vai funcionar, juro, isso vai acontecer comigo. Às vezes no início do banho, às vezes na hora de enxaguar o cabelo. 
O que fazer enquanto aguardo a resistência do chuveiro ser trocada? Para não morrer de frio – ou de calor, já que uma chuveirada frio dá um choque térmico daqueles – fui para a cozinha decidir o que fazer com tanta fruta.
 
Explico: nossos vizinhos e conhecidos pensam que nós estamos morrendo de fome ou de escorbuto. Cada um decidiu trazer uma ou duas sacolas de bergamota (alguns de vocês chamam de tangerina, suponho que a maioria) e de todos os tipos de laranja. Em suma: cada um traz o que tem. Já perdi a conta de quantas sacolas de frutas ganhamos. Em casa, não aqui onde estamos morando, também temos muitos cítricos, então cada vez que vamos lá, voltamos carregados de limões (de 3 qualidades) e tangerinas (para uniformizar a linguagem). Repartimos com a nossa doméstica. Levei frutas para os colegas no trabalho. Algumas, infelizmente, apodreceram e foram para a compostagem (as frutas, não as colegas). Cheguei a comer 8 tangerinas de uma vez só (das pequenas). No sábado, fiz 2 jarras de limonada pseudo-suíça com limões sicilianos (não ficou igual). E depois da limonada, satisfeita por ter gasto 6 limões, atendemos o moço que veio consertar nosso portão elétrico. O que ele nos trouxe? Uma sacola cheia de tangerinas!!!

Então, enquanto eu esperava pelo conserto do chuveiro, decidi fazer suco de tangerina. Descasquei uma bacia cheia das pequenas, aquelas cheias de sementinhas, que são mais azedinhas, sabem? Passei todas no processador, depois bati no liquidificador com açúcar, em duas vezes, pois rendeu bastante, duas jarras cheias. Ficou uma delícia. Só um conselho: consumam na hora, ela vai ficando azeda conforme o tempo vai passando.

Não sei vocês, mas eu não tomo refrigerante há um bom tempo, já perdi a conta, mas faz... dois anos, mais ou menos. Às vezes tomo guaraná zero, mas só da Antártica. O que se tornou muito raro, pois só tenho tomado limonada mesmo. Odeio sucos feitos de pó, aqueles que vêm em envelope. Vocês já leram aquelas letrinhas, para saber o que têm ali? Chega a dar medo. Tá, gente, estou exagerando, eu não gosto é do cheiro mesmo, eu não gosto de comida ou bebida em pó. Nem suco de caixinha eu tomo. E seria ridículo, a minha casa parece um acampamento, com todas as frutas que tem na cozinha.

O difícil é engolir isso: vou indo pela estrada e vejo os pomares com as árvores cheias de frutas, sem que ninguém as colha. Tá certo que ninguém come fruta, hoje em dia é só salgadinho e bobagem, mas ninguém faz suco, geleia, bolo? 

Será por isso que nós temos ganhado tantas frutas? O pessoal não quer comer?

Eu só sinto que as frutas sejam de uma única estação. Eu adoro tangerinas, como o que posso no outono-inverno e passo o resto do ano relembrando, sonhando... em abril, eu já estava tentando comer uma verdinha que estava amarelando... tentava fazer com que elas pegassem mais sol, para amadurecer mais rápido... o mesmo ocorre com o pêssego, depois com a uva, fico contando os dias para poder matar as saudades... Estou parecendo a Magali dos quadrinhos, né? Pensando bem, a natureza é sábia, vocês já pensaram se tivéssemos todas as frutas ao mesmo tempo

Banho tomado, suquinho tomado, unhas pintadas, o jeito é encarar uma segunda-feira bem vitaminada. E com muita limonada! 

4 comentários:

  1. hossa...quanta tamgerina, aqui a gente não ganha não,.....temos que comprar mas é uma delicia....bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Patty, tbm sou chegada em tangerinas.O bolo dela fica muito bom tbm.Sabe que limões sicilianos são raros por aqui?Vc falou em suco de caixinhas,eu ainda estou nessa vida :S
    Eu aguardo ansiosa a época das mangas-espada, amooooooooooo!
    Bitocas

    ResponderExcluir
  3. oi Patty, estou deixando o refri só para o findi. Tomava muito diet, mas soube q tem muito sal além de tudo...
    amo tangerina, é uma fruta q não enjoa!!!!

    bjus e muita saúde..rs

    ResponderExcluir
  4. ué, eu nao li esse post? eu adoro bolode laranja e suco de tangerina! mas tenho preguiça de descascar rsrs e nao gosto do cheiro...o cheiro das duas frutas sendo descascadas me da enjoo, n ao sei porque...mas gosto de tudo que é feito com elas!! adoooooro

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Eu leio tudo! Prefiro responder por email, pois é mais rápido. Siga-me também pelo Facebook. Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: