Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Colhendo Lavanda

Sabem aqueles dias em que acordamos com pulga na camisola?
Você vai fazer uma coisa, de repente faz outra e mais algumas pelo caminho e quando você vê, esqueceu o que ia originalmente fazer...
Na sexta passada, fiz mil coisas e no final do dia, estava moída. Vocês vão me dizer que isso ocorre todos os dias, mas não comigo, pelo menos não em casa! 
Bem, até a colheita de flores de lavanda eu finalmente lembrei de fazer. Por incrível que pareça, aprendi com a Iara, uma brasileira que mora em Paris e que algumas de vocês provavelmente conhecem. Se não conhecem ainda, deem uma passadinha lá no blog dela, é um encanto, ela fez uns saquinhos lindos para guardar lavandas. Pois bem, no post, ela ensinou em francês como guardar as florzinhas, mas não deu detalhes. Pedi para ela me enviar os detalhes por email e ela foi muito gentil em compartilhar comigo.
A nossa vantagem, é de que a lavanda floresce o ano todo. Pelo menos aqui no pátio é assim. Bem, ela não gosta muito do verão 40 graus, eu a mantenho em floreiras e no verão puxo para a sombra. 
A receita é simples. É só cortar as flores da lavanda, guardar em saquinhos de tecido dentro do guarda-roupa, longe da luz, por alguns meses, e ela vai manter o perfume. Eu pensei que ela deveria secar ao sol, mas a Iara garante que não. Fácil, não é? Vejam como eu fiz!


 Colhi as flores e coloquei em cima da mesa. Me senti "A" camponesa!!!


 Separei as flores das folhas. Não sei se é o certo, mas achei melhor.



Peguei saquinhos transparentes, pois não tive tempo de procurar, nem de fazer, saquinhos de tecidos fofos como os da Iara. 


As folhinhas, que também são cheirosas, coloquei num vasinho no balcão da cozinha. Como não sei que tipo de lavanda é, não sei se poderia usar na comida, como tempero ou como óleo aromático. Vocês sabem?


Essa é uma das fotos da Iara, vejam que lindo o trabalho dela:





Outra coisa: já li há muito tempo que retirar as flores faz bem para a lavanda. O mesmo vale para o manjericão. Então, não adianta ter pena, o jeito é cortar mesmo. Eu sei que fica lindo no quintal, então eu deixo algumas florzinhas.

7 comentários:

  1. Patty,alguns galhos de suas lavandas secam às vezes???A minha sempre tem galhos secos :S
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Patty,
    Por coincidência esta semana também arrumei minhas lavandas. Como aí, elas florescem o ano inteiro e estão indo muito bem! Se não cortar (coisa que faço com muita dor no coração), elas avançam pelo jardim todo!
    Pelo menos agora vou ter o que fazer com as flores, adorei a dica!
    Ah, e pelo que ouvi (talvez vc possa confirmar se é verdade) essas podas estimulam que ela se desenvolva também na parte de baixo, caso contrário o arbusto vai ficando lenhoso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu AMO lavanda e manjericao! la na casinha de cravinhos tem!

    ResponderExcluir
  4. adorei a idéia vou fazer, isto é se ana cristina deixar eu cortar as fores....beijos

    ResponderExcluir
  5. que lindo Patty, poucas vezes vi lavanda de perto..adoro o cheirinho :)
    Obrigada pelo recadinho carinhoso e pelo apoio, gracas a Deus meu sogro esta bem e a cirurgia foi um sucesso!
    beijinhos e um lindo final de semana pra vc querida!

    ResponderExcluir
  6. Yenho saquinhos lindos de lavanda nas minhas gavetas,minha sobrinha pelo menos duas vezes por ano vai para França, e me trás sempre...adoro!
    Mas queria mesmo era cultivar, onde será que encontro sementes? ou mudas?
    Não sabia que deve-se tirar as flores do manjericão...vou fazer isso agora, meu pé de mangerição está feinho, será que é porque não tiro as flores?

    Querida, quero te desejar uma emana de muitas alegrias.
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  7. Ai Patty que linda as fotos. Eu tinha um pézinho de lavanda que amava, mas morreu, fiquei tão triste. Ele dava lindas flores, não sei o que aconteceu, agora fiquei com vontade de comprar outra mudinha. Também achava que as flores deveriam ser secas ao sol, que bom aprender. Também tenho curiosidade de saber se essa lavanda pode ser usada na culinária, ou se há outro tipo.
    Gostei muito das dicas, obrigada por dividir.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: