segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pará - 2º dia: Ilha de Marajó

Por que escolhi o Pará? 
Vou contar um segredo: muita gente ficou boquiaberta quando eu disse que ia viajar para o Pará nas férias. O que eu quero é tirar fotos, ver coisas diferentes, aprender muitas coisas. Estou viajando com duas câmeras fotográficas; vocês sabem que sempre viajo com uma pequena, mas nessa viagem resolvi investir. Quero fotos, muitas fotos, quero sair da rotina, quero ver natureza, pássaros e principalmente, quero comer peixe fresco :)








A história do peixe com caipira já está virando rotina, mas essa eu não conto aqui.
Hoje acordamos às 04 horas da manhã. Nosso destino: Ilha de Marajó!
O que eu não sabia: o barco só sai às 06h30min. E a viagem dura 3 horas.
Eu dormi (mal) durante quase todo o trajeto, enfim, o que se pode fazer para passar o tempo?








Em Marajó, estamos hospedados na pousada dos Guarás. Eu recomendo: é limpa e o restaurante é bom. Vejam as fotos.










O problema em Marajó é só a companhia: aqui estamos em grupo e o pessoal não cala a boca. Nem-um-minuto! É possível isso? Quem é que consegue falar o dia inteiro, sem parar? O pessoal desse grupo consegue. São só 5 pessoas além de nós (eu e Papi), mas estou ficando com dor de ouvido.


Hoje fizemos um passeio básico, eu chamaria de city tour se o nome fosse adequado. Fomos até as ruínas jesuíticas na vila de Joanes...








Depois fomos na praia grande (mar e rio, não sei mais o que é o quê)...








E depois ao centro de Salvaterra, a cidade onde estamos hospedados:












Para quem quer saber: a Ilha de Marajó na verdade é um arquipélago com cerca de 50 mil metros quadrados. É localizada na foz do rio Amazonas e é considerada a maior ilha fluvial do mundo. A Ilha do Bananal é a maior, informações aqui. Há duas estações: inverno (estação das chuvas) e verão (não chove). O verão está começando agora, em junho, e vai até dezembro. Metade do ano, o arquipélago é banhado por água doce; na outra metade, há invasão de água do mar. 



Visitamos um artesanato local.
Hoje não comprei nada, exceto água. Muita água.


10 comentários:

  1. concordo: muita agua! se um dia eu vou parar no para?? com esse tantao de agua?? rsrsrs
    bjo bjo

    vou dormir, amanha é feriado aqui, niver da city

    ResponderExcluir
  2. p.s.: bjo bjo extensivos ao papi! como é que o pai da patty chama?

    ResponderExcluir
  3. Oi,Paty!
    Estou adorando "viajar" com vocês nesta verdadeira aventura amazônica! E a famosa Ilha de Marajó realmente deve ser um lugar muito especial pra se conhecer...E além do mais,adoro andar de barco! (Rs...)Sei que sou suspeita em dar a minha opinião, mas também adoooro conhecer lugares diferentes e repletos de natureza. E mesmo quando vamos à algum roteiro mais tradicional,sempre dou um jeitinho de conhecer o lado genuíno de cada lugar... Acho que é assim que a gente consegue sentir um pouquinho da "essência" de cada pedacinho deste mundo... E o mundo é tão grande e cheio de maravilhas!!!!
    Adorei as tuas fotos de hoje,Paty, e achei a pousada de vocês muito bonitinha...Parece ser um lugar gostoso de ficar e muito acolhedor. As imagens das ruínas e da praia também ficaram bem legais e transmitem o jeitinho deste lugar de geografia tão admirável.
    E é claro que fiquei rindo quando você falou deste grupo tão tagarela...Pelo menos,conversa e companhia humana é que não vai faltar... (Rs...)
    Lindos passeios pra vocês,querida amiga!!! Beijos!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  4. Coisas lindas estás vivendo e vendo...E claro, em silêncio é tudo bem melhor,rss...

    Aproveita bem!! beijos,tá lindo de viajar contigo! chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty....que delícia viajar, ainda estar aí em Marajó, que deve ser um paraíso...Aproveita e muito, boa férias e ótimas fotos pra nós...rsrsrs
    Agora, preciso comentar que, eu conheço alguém que fala o dia todo sem parar, a tia do meu marido, aff...blá blá blá....o dia inteiro resmungando e xingando Deus e o mundo...nossa tem dia que eu tenho vontade de literalmente costurar a boca dela, é muita xingação de tudo, a mulher vive de mal com a vida...enfim sai de mim exú...rsrsrs


    Bj querida aproveita muito este momento!!!


    Jane Lea

    ResponderExcluir
  6. Patty eu adoro o aprendizado das viajem, pois é como se estivessemos em um país diferente... quando fui a Natal/RN - minha filha não entendia o que a guia falava nos passeios então enquanto a guia falava em nordestinês eu fazia tradução simultanea em Paranaensenes....kkk
    Amo isso, fotos e a comida que é bem diferente....estou amando seu passeio...as fotos estão lindas

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Amei as fotos da pousada parece muito aconchegante.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  8. é maravilhoso comecer lugares diferentes!! achei super legal a escolha das suas férias.
    parabens
    lugar lindoooo
    e que passeio gostoso

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Eu leio tudo! Prefiro responder por email, pois é mais rápido. Siga-me também pelo Facebook. Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: