Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Elegância do Ouriço

Espero que não fique com medo de mim e de minhas histórias de flores (p. 316).


Ganhei esse livro de Natalniversário da Cíntia. Deixei-o na estante, afinal, a capa não é tão linda quanto as outras, confesso. E o pobrezinho foi ficando no fim da pilha. Um dia desses, lembrei que ele era prioridade (presentes são prioridade) e passei-o à frente. 
Droga, por que eu não o li antes?
E por que essa capa não é mais bonita?
[Acho que vou enfeitá-la!]
Alguém no Skoob definiu-o como sendo tão leve quanto uma orquídea. Para mim, ele é tão leve quanto uma camélia e quem lê-lo, vai entender por quê. 

E tem mais: quem quiser livros de natal levante a mão, vai ganhar esse livro. 

Porque uma camélia pode mudar o destino (p. 317).

Enquanto escrevo, ainda procuro um trecho definitivo, não só frases soltas, mas um trecho palpável, que dê a vocês a vontade, a certeza de que vocês gostarão do livro. "Sim", vocês pensarão, "é lindo, estou curiosa, vou ler esse livro". Não sei por que me esforço tanto. Já notei que os meus posts supostamente literários são os menos comentados (serão os menos lidos?), mas não consigo não compartilhar. 

Enfim, encontrei:
Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes. (...) De meu lado, suplico ao destino que me conceda a chance de ver além de mim mesma e encontrar alguém. (p.153-4)


Sinopse - A Elegância do Ouriço - Muriel Barbery

À primeira vista, não se nota grande movimento no número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é chique, e os moradores são gente rica e tradicional. Para ingressar no prédio e poder conhecer seus personagens, com suas manias e segredos, será preciso infiltrar um agente ou uma agente ou — por que não? — duas agentes. É justamente o que faz Muriel Barbery em A "Elegância do Ouriço", seu segundo romance. Para começar, dando voz a Renée, que parece ser a zeladora por excelência: baixota, ranzinza e sempre pronta a bater a porta na cara de alguém. Na verdade, uma observadora refinada, ora terna, ora ácida, e um personagem complexo, que apaga as pegadas para que ninguém adivinhe o que guarda na toca: um amor extremado às letras e às artes, sem as nódoas de classe e de esnobismo que mancham o perfil dos seus muitos patrões

9 comentários:

  1. eu leio os seus posts literarios mas nao comento por falta de opiniao, por nao ter lido o livro...por ignorancia???!!!

    ResponderExcluir
  2. Patty!

    Mil desculpas, confesso que às vezes não comento os posts sobre livros! Mas só para te dar um bom exemplo, quando vc falou sobre "Os Ladrões de Cisnes" eu me empolguei em pesquisas... e acabei não deixando nenhuma mensagem aqui.

    Eu tenho uma gravura chamada "A Cabeça de Leda" que comprei num museu, em uma exposição sobre Michelângelo. Fiquei apaixonada pelo original e fui na loja comprar uma cópia. Lembrei disso no seu post e saí pesquisando sobre o quadro original de Michelângelo (a tal gravura da cabeça era só um estudo para o quadro), mais as versões de Leonardo da Vinci e mais tantos textos contando sobre a lenda de Leda e o Cisne (discutindo a história com o meu marido, que estava no escritório comigo).

    Enfim, seu post me rendeu horas muito prazerosas! Depois de tudo isso nem lembrei de voltar aqui e agradecer! Parece falta de interesse, mas no meu caso foi justamente o contrário!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou aqui com vontade de reler esse livro :) um dos melhores que já li!Patty,eu praticamente sigo várias dicas literárias sua.Tenho anotada uma longa lista rsrsrsr.Ah,a Ju hoje levantou e falou assim:"Mãe, Paixão é muito da hora!Ela volta em suas vidas passadas e em uma delas é durante a 2ª guerra mundial;Estou amando.Ah, conta pra Patty que estou curtindo muito esse."
    É isso, amiga!Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  4. Ah Patty, eu gosto demais de ler tuas dicas literárias e tenho certeza que muita gente também, o problema e que a maioria das pessoas tem preguiça mesmo de comentar, a vida é muito corrida.
    Fiquei com vontade de ler esse livro, parece ótimo. Comecei a ler "A Preceptora", estou gostando demais.
    Não esquece de levar esse também lá para o nosso bloguinho. Eu sei que acaba a gente postando mais que as outras meninas, mas não dá para deixar ele parado.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  5. Ei eu sempre comentos os post de livros, adoro suas dicas e já descobri que quando vc não gosta muito do livro eu também não rsrs

    Adoro ganhar e dar livros de presente. E também tenho um preconceito enorme com capas feias.... Por vezes só de olhar a capa compro e leio, mas vou ser sincera...já me arrependi...rsrs


    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi,Patty!
    Minha amiga, eu gosto muito de ler as tuas dicas literárias e,sempre que posso, gosto de comentar também. Eu acho que é como a Lú falou, as pessoas gostam de ler estes posts sobre livros, mas na correria deixam de comentar.
    Seja como for, adorei esta nova sugestão e até achei que a capa não é lá tão ruim assim...Verdade que a imagem de uma bela capa encanta mesmo os nossos olhos, mas no meu caso, quando vou à livraria, me sinto muito atraída por um título diferente, e gosto de folhear o livro,ler a sinopse e me sentir envolvida pela sua própria "magia"...E quantas vezes podemos nos enganar pelas aparências,né? Livros são mesmo objetos "mágicos" e podem nos reservar maravilhosas surpresas!
    Beijo grande pra ti,querida amiga!
    Teresa

    ResponderExcluir
  7. oi patty

    já tinham me falado desse livro.
    parece mesmo muito bom!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    gostaria de dizer que adoro suas postagens sobre livros.Já comprei vários indicados aqui,Pequena abelha,Um bom tricô,pão de mel, siri,cupcake entre os que me lembro.Obrigada .
    beijo
    Kél
    *prometo deixar recado quando vier te visitar!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty, eu gosto dos posts literários :) Sempre me deixam com vontade de ler rsrs Ao contrário de você, adorei essa capa, adoro o contrates pret-branco-colorido, e a história parece interessante :)

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: