Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para as românticas

A ideia para esse post surgiu de uma conversa no Facebook sobre Jane Eyre e afins. Livros antigos são bons por que são de época? Bem, algumas românticas incorrigíveis vão dizer que sim, que adoram um livro/filme de época antiga, cheio de romance e que gostaria de ser transportada imediatamente para lá.

Eu andei vendo alguns filmes e seriados baseados em livros e cheguei a algumas conclusões.



* No tempo de North and South (1855), as pessoas (inclusive mulheres e crianças), trabalhavam em fábricas têxteis em extensas jornadas, sem quase nenhum direito; tudo bem viver naquela época, desde que você fosse rico.




* Ah, os vestidos eram lindos, mas eram feitos à mão, lembram? Todos feitos sob medida, muitos em casa mesmo. E era preciso bordar o enxoval. Nada de estudar. Mãos à obra, meninas!

* Cabelos compridos, mas nada de xampu, condicionador, chapinha ou babyliss. Banho, só de vez em quando. Sem ducha. E não existia latrina, vocês sabem disso, né? Nada menos romântico do que um penico no quarto.

* Vocês já repararam nos sapatinhos daqueles tempos? Nada como o conforto que temos hoje. 



* Os livros e filmes, assim como os contos de fadas, terminam sempre no final feliz. Quantos filhos vocês acham que as nossas felizes heroínas tiveram? Afinal, não existia pílula... 

* Nem cesariana, anestesia, antibiótico, vacinas. Eu estava assistindo um episódio de Cranford em que uma criança morre de crupe. Fui para o dicionário e descobri que é a tal da difteria, aquela contra a qual somos vacinados logo ao nascer. 

* E Deus me livre ficar doente naquela época: lá vinha o médico com as sanguessugas, para baixar a febre. Argh! Vou dizer uma coisa, só os mais fortes sobreviveram aos médicos daqueles velhos tempos!

E vocês, o que acham?

7 comentários:

  1. as vezes eu me pergunto se elas é que nao eram felizes!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhh vou bancar a Renée e fingir ser uma romântica incorrigível mesmo!Se eu for realista demais, não encaro Jane Austen.Ou falei besteira??

    ResponderExcluir
  3. Olha adoro essas histórias antigas, mas sabe nunca tinha parado para analisar as questões que vc colocou e depois de ler eu cheguei a conclusão de que a visa dessas mulheres era muito difícil e sofrida hein!! acho que minha visão a partir de hoje vai mudar e muitokkkkk!

    Bjs;

    www.perfumedepitanga.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto demais de filmes de época, e quando via novelas também sempre preferia as de época. Sim sempre achei aquilo tudo lindo, mas nunca tinha pensado nisso não... huuumm e pensando nessas coisas dou graças a Deus de ter nascido agora... com anestesia, pílula... ui...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  5. Por isso que eu não voltaria no tempo, ou se voltasse queria escolher ser homem, branco, rico e com algum título...rsrs O que facilitaria mas não muito pois em caso de doença a coisa continuaria feia...rsrs Meu romantismo é só até a heroina de uma Julia ou Sabrina, com aqueles homens gregos e másculos....afff

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi,Patty!
    Pois é,amiga, a vida naqueles tempos não era nada fácil não,e a "seleção natural darwiniana" parecia caminhar naturalmente: só sobreviviam mesmo as pessoas de organismo mais forte e resistentes.
    A medicina era pra lá de rudimentar e as condições higiênicas também. Mas lembre-se que para aquela época, isso tudo era plenamente normal e não havia outras opções.
    E a boa notícia é que apesar de tudo isso, a humanidade sobreviveu e cá estamos nós,seus descendentes, vivendo nestes "tempos modernos",que também tem lá as suas dificuldades e pertubações,inclusive emocionais,pois nunca na nossa estória humana tivemos uma quantidade tão grande de indivíduos stressados e depressivos...Ou seja,hoje em dia a vida é bem mais longa,higiênica e confortável, e mesmo assim, muitas pessoas só andam apressadas e stressadas correndo atrás de "mais conforto" e prosperidade, se esquecendo simplesmente de "viver" com qualidade...
    E apesar de eu ter lido vários livros sobre esse assunto das condições de saúde humana no decorrer da história (adoro livros de história!), continuo apaixonada pelas estórias românticas antigas e de seus amores difíceis... E o que mais me fascina realmente é saber que a alma humana continua praticamente a mesma, na sua essência,apesar das dificuldades de cada espaço-tempo.
    E eu acredito que para um terno coração romântico,o que vale mesmo é um bom romance,seja a época que for, e uma linda fantasia para sonhar!
    Beijos!!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  7. Ahhh Patty, vu falar a verdade: vi esses post faz dias e não comentei porque não consigo organizar o que penso de maneira clara. Eu sei que tinha doenças, machismo, limitações sociais, discriminações de todos os tipo, mas parece que as coisas eram mais simples, mas definidas: vou fazer um post sobre isso qq hora, mas eu acho que tenho uma ilusão sobre essa história de já nascer com um lugar no mundo, sem precisar se auto-determinar. Acho que eu eu queria ter nascido no final do século XVIII, ser de família rica, talvez até da nobraz, sem inteligente e pais que estimulassem a leitura... deu pra entender? rsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: