Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Telhado de boldo


O telhado é de boldo, as paredes de barro, o sanitário serve como compostagem. Achei muito interessante essa matéria no jornal, fui atrás e consegui a matéria completa no site do Diário Gaúcho


Após uma conversa em família, dois estudantes de Jornalismo da PUC, Matheus Piccini, 20 anos, e Raphael Seabra, 25 anos, descobriram uma pousada construída por um artista que vive de forma totalmente sustentável em Maquiné, a 140km de Porto Alegre.
Os jovens foram ao encontro de Marcelo Narciso de Oliveira, 36 anos, morador há 14 anos da região Linha do Pinheiro, na cidade do Litoral Norte. O objetivo era conhecer e propagar as técnicas do bioconstrutor no meio acadêmico e nas redes sociais. No entanto, após conhecer o belo trabalho de Marcelo, retornaram com muito mais em suas bagagens: uma nova perspectiva de qualidade de vida.
- Com o trabalho do Marcelo, tive a esperança de viver numa sociedade autossustentável com muito conforto, de forma econômica e até rentável - afirma Matheus, morador do Bairro Belém Novo.
Raphael enxergou na bioconstrução uma alternativa muito inteligente para a moradia popular:
- Vejo muita gente sofrendo com esgoto a céu aberto, pessoas que perdem as casas em enchentes e desmoronamentos por causa das construções frágeis. Cidadãos que lutam para construir a própria casa podiam aproveitar mais o que a natureza oferece sem cobrar.
Bioconstrução
- Marcelo utilizou a técnica Cob para construir a pousada. Com madeira de uva-Japão, ergueu os pilares e revestiu com a mistura de palha, areia e barro. Mistura-se os materiais com os pés até formar uma liga consistente.
- Para o acabamento, ele aproveita óleo de cozinha usado e naftalina, o que impede o desmoronamento e impermeabiliza a construção.
- Garrafas de vidro colorido auxiliam na iluminação e decoram o local.
Como o pássaro
- Cob é uma técnica de construção milenar utilizada pelo pássaro da espécie joão-de- barro. Também é muito resistente e duradoura para a construção civil.
Sanitário compostável
- Os hóspedes da Recanto da Mata usam um banheiro totalmente sustentável. Os dejetos são misturados com serragem e cinzas. Após seis meses, quando o material depositado em um tonel termina de secar, serve de adubo na horta ecológica do local.
- O banheiro do dono da pousada conta com um recurso diferente dos demais abrigos. Com base nos estudos sustentáveis que desenvolveu, criou um biodigestor. Este aparelho armazena a carga do sanitário e gera gás metano, utilizado para substituir o gás de cozinha.
Telhado vivo
Esse recurso consiste em espalhar boldo por cima das telhas da casa. Original da Alemanha, a técnica faz uso de grama para aquecer ou resfriar o recinto, conforme cada estação. Em testes, Marcelo comprovou que a grama não é eficaz, pois não resiste ao clima gaúcho. Substituiu pela folha do chá e teve êxito nos resultados. Não precisa controlar o crescimento, pois a própria natureza se responsabiliza pela manutenção.
Saiba mais
A Pousada Recanto da Mata ainda oferece oficinas de culinária e bioconstrução. Para informar-se sobre hospedagem e como participar dos cursos, acesse o site www.recantodamata.com.br.


7 comentários:

  1. oi Patty, estas construções são muito interessantes, fica muito rustico mais acho que com um toque a mais ficaria muito mais que perfeito! fui no site deles pra ver o telhado! acho que aq no sudeste não cresceria só se regasse

    ResponderExcluir
  2. Olá Patty.
    Gostei da ideia, mas acho que uma canalização faz muita falta, é um bem mais que necessário, e pra usar em horta, tem que ter uma horta pra lá de grande, não é não?
    Mas a casa e o espaço são lindíssimos, adoro.

    bjn no coração e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Patty,

    Gosto demais de aprender sobre esses assuntos. Uma matéria muito importante.
    Eu visitei uma vila ecológica aqui que usa um sistema parecido com esse.
    Fico feliz em saber que no Brasil, muitos estão fazendo algo importante pela natureza.

    Um lindo e abençoado final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty! Que legal essa matéria! Deu vontade de ir lá conhecer essa pousada. Cada vez mais fico muito impressionada com os recursos que podemos tirar da natureza e a maneira de aproveitar tanta coisa.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Paty!
    Achei também super interessante esta proposta do proprietário da pousada, e acredito inclusive que muitas das soluções por ele adotadas podem ser mesmo utilizadas até em casas e pousadas de maior porte. O problema maior,minha amiga,é se ter vontade ecológica de mudar muitos hábitos antigos e tentar viver com maior consciência ecológica. Infelizmente, acho que ainda existe muita resistência, e muitas pessoas ainda preferem usar as fórmulas tradicionais e mais confortáveis de viver. Espero que muita gente possa ter esta visão ecológica, e inspirar cada vez mais, uma nova forma de viver, com mais simplicidade e harmonia com a natureza ao nosso redor.
    Beijo pra ti e um lindo domingo!
    Teresa

    ResponderExcluir
  6. Patty, confesso que eu sou meio besta e fiquei imaginando uma chuva de chá de bolso, eca! rsrss Fiquei com vontade de conhcer a pousada, deve ser bem legal! Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: