sábado, 9 de fevereiro de 2013

Vale dos Vinhedos


Ontem fui no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, um dos meus lugares favoritos.  

Primeiro, almoçamos no restaurante Canta Maria, lá em Bento mesmo. Esse é meu restaurante favorito em Bento, eu sempre peço o almoço típico italiano: começa com uma sopinha, depois uma salada, um galetinho assado e o especial: bolinhos de queijo.  Depois, revigorados, seguimos para o Vale. Não tirei fotos de paisagem, pois já tenho uma porção. Tirei fotos de produtos e, claro, da vinícola Cave de Pedra, pois o prédio é um castelo. 

Agora, eu pergunto e respondo.

Cave de Pedra




Por que ir lá?
A paisagem é maravilhosa: são vinhedos por todos os lados. Há uma centena de vinícolas, restaurantes, queijarias e hotéis, e ainda é possível comprar frutas frescas (uva!).



Vale a pena?
Sim. Os vinhos contam com certificação de origem desde 2012, ou seja, os produtores só podem utilizar uvas colhidas dentro dos limites do Vale dos Vinhedos. Há vinhos comerciais e há vinhos de altíssima qualidade. Comprei o espumante moscatel da Cave de Pedra, que ostenta medalha de ouro. 
Alguns dos nossos espumantes estão entre os melhores do mundo, você não precisa gastar em produtos estrangeiros.

Já provei, e sim, é excelente.

Os preços são acessíveis?
Depende. Você vai lá buscando qualidade ou vinho barato? Eu busco qualidade: vinhos certificados, com rolhas de cortiça e que não me dão dor de cabeça. 

Gran Legado
E para quem não quiser comprar? 
A degustação é gratuita; se você não quiser ou não gostar, é só visitar a próxima cave. E se você não toma vinho, há outras opções: sucos, geleias e até cosméticos. 

Casa Valduga
Que mais?
Sim, é lá que fica o SPA do Vinho. 
Enfim, para quem está longe de casa, várias vinícolas mandam entregar. 

Mais informações aqui

9 comentários:

  1. Adoro o CANTA MARIA e o lugar é lindo. Tantas coisas pra ver nesse Vale. beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. sem comentarios!! eu acho que eu iria adorar esse tal de rio grande do sul! que lugar MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi PAtty eu amei o vale dos vinhedos, ainda volto para conhecer todas as vinícolas :)

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo,adoraria conhecer,suas fotos ficaram lindas ,beijos bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de lugar!!!E sim,eu iria degustar vários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Rolhas de cortiça? Patty, tenho optado por alguns jovens com tampa rosqueada que nada deixam a dever com relação a rolha.
    Muito bom quando encontro pessoas valorizando o produto nacional. Tenho conhecidos que torcem o bico para o vinho produzido no Brasil e eu gostaria muito de fazer um roteiro pelas caves do RGS.
    Achei bastante simpática a cave de pedra! Esteja certa que quando estiver por lá, vou me lembrar de ti! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Menina, que lugar lindo!!
    Não conheço Bento Gonçalves, vou anotar na minha agenda para a minha próxima ida ao Sul.
    Tenha um ótimo feriadão.
    beijos
    Jack

    ResponderExcluir
  8. Lindo demais! Adoraria conhecer!
    Já provei esta geléia, mas a de Malbec. Amamos!

    Ah, terminei o livro. Se meu filho colaborasse, teria terminado muito antes. O mistério da história me deixou super curiosa e várias vezes fui dormir mais tarde que deveria porque não conseguia parar de ler.

    Embora ele deixe algumas coisas no ar, eu acho sim que o Pierre foi o culpado daquilo (não vou escrever em detalhes para não estragar a possível leitura de alguém). Acho que as atitudes dele depois foram muito calculadas pra ter sido qualquer coisa acidental.

    E também não tenho certeza dos motivos para Dom ter comprado Les Genévriers. Mesmo com toda a culpa, aquela expiação, por qual motivo ele iria pra lá? Definitivamente não trazia boas memórias para ele.

    Gostei muito das partes da Marthe, com aquelas descrições dos perfumes. Achei super interessante a idéia dela ter outro sentido super apurado, quase que compensando pelo outro que lhe faltava. E também das partes nos campos de lavanda e do processo de extração das flores. Lembrei de uma visita que fiz à Fragonard.

    Embora a história de Eve/Dom tenha me deixado intrigada até o final, achei que Benedicte foi a personagem mais interessante, e as histórias da família Lincel foram muito bem escritas.

    Lendo mais coisas sobre o livro na interenet, vi que ele é muito comparado a outro, "Rebecca" de du Maurier. Fiquei curisa para ler este também, vc já conhece?

    ResponderExcluir
  9. aaah que lugar mais lindo!!
    mais um lugar para a minha lista de lugares que preciso visitar!!

    bjos

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Eu leio tudo! Prefiro responder por email, pois é mais rápido. Siga-me também pelo Facebook. Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: