Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Um Raro e Estranho Presente (contém spoilers)

Judite e Holofernes, de Caravaggio
Acabei de ler agora o livro "Um Raro e Estranho Presente". Para quem vai ler, ou já leu, a tela acima é a mais comentada no livro. Obviamente não foi pintada pela Sofonisba, protagonista do livro, mas por Caravaggio (há outras pinturas do mesmo tema, mas essa é a minha preferida).

Abaixo vou fazer um resumo do livro, se você pretende lê-lo, pule essa parte.




Agora sobre o livro. É extremamente artístico, um livro sobre arte, então se você tem dificuldade para entender conceitos abstratos, nem comece. Ultrapassada essa barreira, o tema é simples: Sofonisba e Tassi vivem um jogo de sedução, observados de longe por Alessandro. Está formado o triângulo amoroso. Tudo o que Tassi tem de formidável, Alessandro tem de odioso: ele é supersticioso, invejoso, mesquinho. No centro de tudo isso está a escrava Chiara, que tem a pela manchada e, dizem, atrai sfortuna. O jogo termina, muito mal, quando Tassi estupra Sofonisba. Algo que Tassi não compreende até ser tarde demais: o jogo de sedução não autorizava o estupro. O caso vai a julgamento e Tassi é condenado a casar com Sofonisba. Ela diz ao magistrado que prefere morrer. 

O que eu não disse: a história se passa em Florença, em 1535. 

Se eu gostei? Sim, embora o final (que final?) deixe a desejar. 


9 comentários:

  1. aparentemente o assunto é interessante, porem achei a leitura "muito pesada"

    ResponderExcluir
  2. Adoro Caravaggio, e gostei do seu "resumo" dolivro.. Mesmo sabendo que tem um final ruim, por vezes a leitura vale pelo enredo....ou não???rsrs

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi,Patty!
    Pois é,amiga,achei até bem interessante e diferente... E eu gosto muito desses enredos que unem arte e história. E logo em Florença? Uma das cidades italianas que realmente sonho em conhecer! Mas o desenrolar desse estranho triângulo amoroso lembra mais aquelas estórias da mitologia grega...(Rs...)
    Beijo grande!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  4. Se a Sofonisba gostava de Tassi...se ele era amável, como ele cometeu esse ato odioso??Não sei se gostei...mas gostei de saber o teor do romance. Bjs, Penélope Cult.

    ResponderExcluir
  5. Cíntia, é que a Sofonisba aprontou uma para ele e ele resolveu revidar, acabou perdendo o controle. Não dá para contar mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. A Patty linda...agora entendi porque não gostei do livro...
    Tive dificuldade para entender conceitos abstratos...rrsrs
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  7. Não, eu nunca li o livro. Sim, eu li os spoilers, pq a curiosidade não deixou fazer outra coisa. Sei não, parece que não animo...rsrs

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ter resistido aos spoilers, o livro combina total comigo! Itália, pintura e, mais importante ainda... Idade Média! Vou atrás, grazie!
    BJô

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o livro bem complicadinho e demorei lendo...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: