Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA 03: LEON + OVIEDO

Acordar às 06h10min para sair do hotel às 09h. Não, eu não demoro para me arrumar, é o sistema da EuropaMundo. Nos disseram que a saída do hotel era às 08h30min e que a bagagem deveria estar no corredor, na frente da porta do quarto, uma hora antes, para ser levada até o ônibus. Assim, acordamos às 06h10min, tomamos o café da manhã às 07h, às 07h24min chegamos no quarto, fechamos as malas e as colocamos no corredor. Às 07h40min elas ainda estavam no corredor, então desconfiamos de que havia algo errado. Descemos para o saguão (com as malas, claro) e esperamos até 08h40min, quando finalmente o guia chegou e nos disse que o "encontro" era às 08h30min, mas a partida, às 09h. 


Então, para que acordar tão cedo?????? 
Parece brincadeira.


Na saída de Madri, tirei a primeira foto, a fim de ilustrar algo que eu comentei no 1° dia: a estrada é subterrânea em diversos pontos, são mais de 40 quilômetros de estradas "soterradas", como eles dizem, em Madri. Há uma passagem por baixo de um estádio de futebol.


O motorista e o guia, nós estávamos passando por uma das estradas soterradas. 
Havia um pouco de engarrafamento hoje - nada que se compare com Porto Alegre, quanto mais São Paulo! - e no meio do túnel o guia perguntou se alguém era claustrofóbico. Ah, que gracinha!


Vamos a um pouco de história e geografia, mas bem pouco, só o necessário, pois estou cansada das aulinhas dos guias. Ainda mais porque eu ouço tudo duas vezes, em português e espanhol.


Madri é a capital da província de Madri, como Toledo é a capital da comunidade de Castilla La Mancha e León é a capital de Castilla y León (ou Castela e Leão para nós). Saímos da região de Madri ao passar por uma cadeia de montanhas - passamos por baixo, há túneis para todos os gostos - justamente aquelas das fotos de ontem, os picos nevados de Guadarrama. A partir daí, a paisagem muda completamente, pois a região de León é considerada o celeiro da Espanha; há plantações de trigo, oliveira, beterraba e vemos as primeiras cabeças de gado.


Passamos por baixo de uma dessas.... estou virando toupeira!
As vaquinhas - plantação de jamón!
Jamón, para quem não sabe, é presunto, e é só do que se ouve falar por aqui. Aliás, é uma das coisas seguras de se comer, para quem é chata como eu não gosta de experiências gastronômicas.


A beterraba é cultivada para obtenção de açúcar. Quem se lembra das aulas de escola do primário deve estar dizendo, como eu: ainda? 


Em determinado ponto da estrada, avistamos o castelo de Henrique IV da Espanha, o simpático aí embaixo:


Henrique IV - 06/01/1425 a 12/12/1474,  chamado o Impotente,
 Rei de Castela e Leão de 1454 a 1474.






Depois de 03h3min de viagem, finalmente chegamos a León.
Se vocês gostam de uma cidade medieval toda cheia de pixações, sujeira e monumentos depredados, sintam-se em casa. Ah, e sempre pode ficar pior! O roteiro da EuropaMundo programa a chegada à cidade entre 13h30min ou 14h, ou seja, exatamente quando fecha todo o comércio e todos os pontos turísticos! Não é estupendo???


Então depois de ouvirmos falar por 3 horas e pouco que a catedral de León é isso e aquilo, que ela é a primeira catedral gótica da Espanha, que foi inspirada na catedral de Reins, na França, que os seus vitrais somam 1.800 m² - o guia avisa que ela fecha às 14h e só reabre às 16h. Ah, mas não fiquem tristes, dá para visitar o lado de fora! Sério, ele disse isso! Fala sério, né? Se chegássemos uma hora antes (e até vocês sabem que às 08h todo o nosso grupo já estava pronto, sentados no saguão ao lado das malas), conseguiríamos ver o interior da catedral.












Para não dizerem que eu exagero, vejam um dos cartazes:






E vejam se isso não é o cúmulo do vandalismo:




Não estou dizendo que a cidade está errada. Para mim, ela está certa ao manter os seus hábitos. O problema está na programação do passeio, pela EuropaMundo. Eu vi um grupo, de outra agência, chegando em León às 16h, hora em que tudo abre. Nós estávamos indo embora! 


Conseguimos visitar apenas o interior da Basílica de São Isidoro. Como sempre, tirei centenas de fotos, convido vocês a visitarem meu álbum do Picasa:






Tirei fotos de vitrines de roupas, alimentação, brinquedos e coisas curiosas. Visitem o álbum clicando aqui.


Em León também há uma Plaza Mayor, como em muitas cidades medievais, mas é claro que o comércio estava fechado:





Saímos de León em direção a Oviedo, capital das Astúrias. Lembram que eu estava tentando fotografar picos nevados ainda ontem? Hoje foi facílimo, pois subimos a 4.200 metros de altitude. 


Passamos, é claro, por alguns túneis escavados nas montanhas:




E olhem a neve:





Nessa região, a paisagem já é completamente diferente. É incrível como muda rápido, os contrastes são enormes. Chegamos à noitinha em Oviedo e para visitar a catedral é preciso subir não sei quantos mil degraus, então deixa pra lá! Ninguém mais tem energia a essa hora da noite. 


Cheguei no quarto do hotel e tive uma surpresa. Estou pensando em levar essa cadeira na mala! Pensei logo na Débora (que pintou uma sala de cinza) e na Cris (que me perguntou no facebook sobre os hotéis):






sabonete líquido à prova de furto: fica grudado na parede; amei!!!

Amei esse lavatório vermelho. 


O nome do hotel é Husa Santo Domingo, em Oviedo. 


Então, gente, estão gostando da viagem?
Hoje pude caprichar mais no post, pois a conexão é gratuita.
Não esqueçam de ver as outras fotos aqui.
Até amanhã!


5 comentários:

  1. Oi querida,

    Vim correndo aqui conhecer esse cantinho também e ganho uma viagem de brinde???
    Como??

    Uma maravilha dessas e gratis!!

    Amei a viagem, fiquei aqui olhando tudo e me sentindo em Madri (que aliás é meu sonho conhecer) Tudo tão belo, pena que não conheci a catedral por dentro, mas concordo com o guia, deu mesmo pra visitar por fora.

    Belíssima!!!

    Amei!!

    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  2. Patty que sonho mulher! Que lugares lindos... Adorei as fotos das áreas montanhosas. E o clima como está? Adoro frio, aí está frio???
    Demorei um pouco pra visitar suas postagens da viagem pois estava correndo pra terminar a tal encomenda dos palhaços, a fim de iniciar o que falta da tua né. Mas hoje acabei eles, e amanhã inicio a tua última parte.
    Bons passeios amiga, e boa sorte com a pontualidade do guia :(
    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Traz pra mim a mesinha ao lado da cadeira do hotel...eu mesmo tinha guardado foto dela aqui nos meus alfarrábios, pra comprar pro meu ape, e por do lado da minha cama, como se fosse criado-mudo!!! AMei Guria que sacanagem o q fez a EuropaMundo Putz

    ResponderExcluir
  4. Oi, Patty! Que revoltante o que a operadora de turismo está fazendo? Esta não foi a mesma que já tinha aprontado na viagem pra Portugal?? Ainda bem que os locais e paisagens compensam! Bjos e aproveita, Lu

    ResponderExcluir
  5. Oi, Patty
    Em primeiro lugar, que honra vc lembrar de mim durante uma viagem dessas!
    Em segundo, bem-vinda à Europa Mundo! Viajei somente uma vez com eles, e NUNCA MAIS! Sou fã de organizar as viagens sozinha, mas era minha viagem de lua-de-mel e eu precisava de uma agência que se encarregasse de tudo enquanto eu cuidava do casamento.
    Não foi a minha primeira ida à Europa, mas foi a primeira do meu marido. Fomos para Florença no único dia da semana em que a Galleria degli Uffizi estava fechada. Ela nunca abre às segundas - como se a agência não soubesse disso quando fez o roteiro. Também me esqueceram no aeroporto, cobraram à parte pela travessia até Veneza (que já fazia parte do pacote), empurraram passeios para Capri debaixo de chuva (ainda bem que eu não era novata e não deixei meu marido cair nessa) e chegamos em Monaco também quando estava tudo fechado. Dá raiva, não sei se chamo isso de amadorismo ou má-fé, mas nem assim eles estragam esse continente maravilhoso!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: