Páginas

sábado, 26 de março de 2011

DIA 08: PEÑÍSCOLA + VALÊNCIA

Saímos de Barcelona rumo a Valência que, como  vocês sabem, é produtora de cítricos, por isso, vimos muitas laranjeiras pelo caminho.


Parada em Peñíscola, pequena cidade medieval cercada pelo mar Mediterrâneo. Aqui viveu o Papa Luna, naquela época em que a cidade dos Papas era Avignon, na França. Não entendi o que o guia explicou, ou melhor, não prestei atenção. Por isso pesquisei na Wikipédia:


O Castelo de Peníscola (em catalão, "Peníscola"; em castelhano, desde o século XVIII, "Peñíscola"), também conhecido como Castelo do Papa Luna, localiza-se na cidade e município de Peníscola, província de Valência, na comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha. Durante o Grande Cisma do Ocidente, com o falecimento do Papa Clemente VII (1394) foi designado como Papa o cardeal Pedro de Luna, que reinou como Papa Benedito XIII, mas também conhecido como "Papa Luna". Instalou a sede do seu pontificado no Castelo de Peníscola entre 1411 e 1423, ao qual atraiu uma pleiade de artistas e artesãos que abrilhantaram o palácio. O seu sucessor, o Papa Clemente VIII, também ocupou as dependências do castelo até à sua abdicação, em 1429.



Não visitamos o palácio (foto acima), pois não estávamos dispostas a subir milhares de degraus. Caminhamos umas cinco quadras até uma lojinha de regalos que eu tinha avistado do ônibus e fizemos umas comprinhas. Ainda tivemos tempo para sentar na mureta da praia e fazer um lanchinho olhando o mar.



Chegamos em Valência (capital) às 14h30min e ganhamos um tempinho para almoçar e fazer compras. É claro que o comércio estava quase todo fechado: o povo aqui almoça a partir das 14h, era de se esperar, né? Encontramos abertos: uma loja de cosméticos, um mini mercado e uma loja de souvenirs. O pessoal aqui é bem simpático, em vez de querer nos bater, eles puxam assunto.



Tirei fotos de algumas vitrines interessantes:



Abaixo, Torres des Serranos e Museu de Belas Artes:



Não tirei fotos do ônibus porque hoje peguei um lugar super ruim. Vou ver o que consigo amanhã.

Voltando ao papo fútil de ontem, vejam os batonzinhos que comprei da Dior:
Ops! Os batons são da Chanel. É que estou de olho nos da Dior!


esse primeiro é um cor de boca alaranjado, n. 46; o segundo é um rosado, não fica tão escuro na boca: n. 60.

n. 773
Não há muitas fotos hoje, mas quem quiser ver mais, o álbum está aqui.
Até amanhã!

3 comentários:

  1. Adorei a cor dos batons, principalmente dos dois primeiros. Besitos, Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi,Paty!
    Que interessante a cidade de Valência...Lembrei logo daquele filme bem antigo, "El Cid",já assistiu? Ele conta a estória e lenda do espanhol que liderou as últimas batalhas contra os "mouros que dominaram a península ibérica por muitos anos...E também marca o início da Espanha como uma nação "unificada". Se não me engano,foi nas praias de Valência que foram travadas as últimas batalhas de "El Cid"... Momentos históricos importantes!
    Ah,Paty...Só você mesmo pra me fazer "viajar" no tempo e nas minhas memórias...Vi esse filme tantas vezes com o meu pai... Você me fez sentir aí pertinho do mar de Valência e de tantas recordações!
    Beijo carioca pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Depois quero que tu me passes o "ranking" das mais belas e interessantes cidades pra conhecer... qual vc nao voltaria, por ex...Bjocas

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: