sábado, 13 de agosto de 2011
Um dia de calor...
Isso é o que faz alguns dias de calor por aqui.
É esse um dos sinais de que estamos mais para a primavera do que para o inverno.
As palmas (ou gladíolos), assim como os lírios, estão brotando com força total. Os manacás da serra começam a florir. As magnólias (vou mostrar no outro blog, dia desses) deram uma floração linda este ano, assim como os pessegueiros. O inverno foi bom para as minhas plantas.
Durante o café da manhã, vi os passarinhos pulando de galho em galho. Até gritei para eles: "Não é primavera ainda". Havia um solzinho lindo, delicioso. Imitei os passarinhos e dei uns pulinhos no pátio, aproveitando a boa luz para tirar umas fotos.
Agora mesmo, enquanto escrevo, um vento forte teve início. Prenúncio de tempestade. Mas a natureza segue seu ritmo. Um dia chega a primavera.
Eu sempre achei uma vantagem morar no sul e ter 4 estações. Nem sempre bem definidas, mas acabamos nos acostumando.
É claro que o tempo aqui não é muito agradável, digamos assim. Vejam só:
Calor fora de época: vai vir temporal.
Vento quente no inverno: vai chover.
Sol amarelado (que eu chamo de sol falso): vai chover, provavelmente.
Até temos rimas: céu pedrento, chuva ou vento.
Aves movimentando-se no litoral e se escondendo: tormenta.
O mar "virando", como eu digo, e depois ficando tranquilo, sem barulho nenhum: chuva. Se o vento parar, eu já estou fechando a casa e recolhendo tudo!
E recentemente tenho uma nova aquisição, não sei se no singular ou plural, pois não visualizo, apenas ouço: pererecas no pátio. Consigo identificar pelo som da perereca (não riam) se vai chover. Ontem ela estava no pátio, gritando próximo a mim. Eu avisei à família: vai chover. Não deu outra. Em algum horário da madrugada, ouvi alguns pingos de chuva. Se o som for mais agudo, não vem chuva. Até hoje, ela não errou a previsão do tempo.
Eu sei, eu sei, parece coisa de louco. Eu acho que presto atenção demais ao meio-ambiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nooossa, patty, chove muito ai nesse sul!! aqui em ribeirao chove em outubro e novembro....e dezemebro e janeiro chove muuuuiiiito! aqui temos praticamente duas estações: inverno e verao! na primavera é verao e no outono é inverno ersrsrs e em dezembro é o inferno fritando ovo no asfalto! a previsao pra hoje é de 37 graus!!!! (nao achei a bolinha do grau no note novo)
ResponderExcluiroi Patty, bom final de semana...adorei a almofadinha....coitadas das mamães, aqui tambem é assim....beijos
ResponderExcluirAmiga,
ResponderExcluirvocê precisa apresentar as pererecas para as pessoas que fazem previsão do tempo,porque aqui no canal RPC de Curitiba eles não tem acertado não...rsrs....já imagino a cara deles chegando com as pererecas...kkkkk!
Adoro o jeito como escreve,você define bem tudo e é divertido e muito gostoso estar por aqui!
Beijos carinhosos,
Mery
Oooooi! Legal o post..., acabei de voltar de viagem e é bem assim: cheguei no calorão e sol raiando... agora, já tá ventão frio, de botar casaco e tudo escuro!!!! Fiquei feliz em te receber como seguidora no blog Criações em família & cia.! Bem-vinda! Volta sempre! E eu ficarei acompanhando também! Mas, o que aconteceu? que susto? suto bom ou susto ruim? fiquei curiosa! Abs. Marion
ResponderExcluirEu adorei o post, adoro pessoas que tem essa sensibilidade de "ouvir" a natureza, me lembra dos indios que tinham essa afinidade, eu tinha um tio que era assim, também conhecia todas as plantinhas que curavam e as ervinhas comiveis da natureza, coisas que nem se imaginava que pudesse comer ele sabia que sim, esse tio fazia poço escolhendo o local com uma varinha que ele tocava a terra e sabia que ali tinha agua, que venha a nossa primavera né? amoo, beijos Patty, um bom domingo, adorei o teu post.
ResponderExcluirAmo a chuva mais do que o calor. E a primavera? Belíssima e inspiradora. Seu post foi ótimo hoje.
ResponderExcluirBoa Semana
por K.M