Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia 07 – Florença – 28 de setembro

Querido diário, hoje é dia de fotos panorâmicas, pois não há câmera no mundo capaz de enquadrar Florença.



O breakfeast é sempre uma diversão, eu não digo a vocês? O hotel separa os hóspedes em duas categorias:
- hóspedes “normais”
- hóspedes que viajam em grupo
Estes últimos (no caso, nós) não temos direito a certas regalias, como frutas, louça bonita, pires, ou seja, café da manhã completo. Também não temos o direito de escolher a nossa mesa: só podemos sentar nos locais marcados pelo restaurante ou hotel e se alguém senta em outro local por engano, quase leva uma surra. Ah sim, os atendentes são muito delicados, às vezes parece campo de concentração.


O interessante é que nós pagamos o mesmo preço que os outros hóspedes, a única diferença é que eles se hospedam individualmente. Pelo menos foi isso que a operadora de turismo me disse, que eu tinha direito a acomodação em um hotel 4 estrelas. Mas quando se trata de café da manhã ou almoço, o nível é de boteco mesmo (sem ofender alguns botecos que são muitos melhores).
Outra coisa que a guia nos explicou no terceiro dia de excursão: as estrelas aqui na Itália não correspondem ao nível do hotel. Ela disse que a quantidade de estrelas é a mesma desde os tempos do Mussolini. Os hotéis pagam para manter as estrelas e, como ela mesma disse, algumas já caíram do céu faz tempo.


Mas falando sobre Florença: impossível visitar em um dia. É preciso no mínimo uma semana para ficar aqui e ver tudo. Todos os monumentos, museus e igrejas são pagos (exceto a catedral), então é preciso muito tempo para bem apreciar tudo. Florença é o berço do renascimento e é muito bela, mas é impossível desfrutá-la em um dia. Fizemos o city tour a pé, pelo centro histórico, com duração de 90 minutos, aproximadamente, depois eu desisti. Contentei-me com o Davi (Michelangelo) falso, que vocês veem aí na foto, almocei e voltei para o hotel para descansar. Amanhã vai ser um dia daqueles.
Antes disso, assistimos uma cena trágica. Eu recém havia comentado com a minha mãe que não ia subir na torre da catedral (4 euros, 400 e poucos degraus), pois aqui na Itália não tem Unimed, quando ouvimos o som de uma ambulância. Eu brinquei que era alguém que tinha passado mal ao subir até a torre. Gente, foi uma velhinha que caiu durante a subida ou descida, acreditam? Nós a vimos bem de perto, sendo levada na maca, com o pescoço imobilizado e o rosto sangrando. Pelo jeito, está viajando sozinha. Acho que nunca mais subo nesses monumentos, ainda mais quando houver tanto movimento.



Pois eu queria visitar o interior da catedral, que a guia disse que era austero, muito lindo. Desisti quando vi a fila. A  fila circundava a catedral e gente, estão vendo o tamanho da catedral na foto???? Ah não, com a Mama aqui com dor na coluna e o calor que está fazendo, eu não ia aguentar duas horas na fila. Ou mais. Até cancelei a visita que faríamos à galeria para ver as obras do Michelangelo, prefiro que a Mama fique deitada a tarde toda (estou tentando amarrá-la na cama, sabem como é), descansando para amanhã e para o resto da semana. Nós ainda vamos precisar de muita energia!


Fotos abaixo - no batistério: detalhe acima da porta e, respectivamente, porta do paraíso.

 

Ainda no caminho para o táxi, achei umas lojinhas fofas, vejam as vitrines que fotografei hoje.
Na última loja, eu queria comprar absolutamente tudo!










Ah, para quem queria uma foto minha::::::
O chapéu eu comprei em Veneza (10 euros)! A pashmina eu ganhei de natal das gurias lá do trabalho (merci encore, les filles!) e tem sido maravilhosa para essa viagem: é leve, quentinha e permite que visitemos as igrejas, mesmo se estivermos com roupas decotadas. E o melhor é que não amassa. Perfeita! Muito melhor do que carregar casacos na mala.



Mais uma coisinha: comprei marcadores de página e postais com aquarelas hoje, tirei fotos e coloquei no álbum do Picasa, se alguém se interessar, está lá. Eu vi umas caixinhas com essas aquarelas na tampa (abaixo) e me apaixonei por elas! Estou voltando para casa cheia de ideias!!!


Ainda sem conexão, vamos indo em frente. Se não tiver conexão em Roma, não sei o que faço. Me dá dor de cabeça só de pensar. 
Florença - dia 07


5 comentários:

  1. vou la ver as fotos!!! to doida pra ver roma! e os romanos srsrs

    ResponderExcluir
  2. wow Patty..que passeio maravilhoso!!!!!!!
    Curta muito amiga!!!!
    beijinhos querida e bom final-de-semana pra você
    *Ü*

    ResponderExcluir
  3. Patty,
    Li a viagem toda até aqui e tive vontade de ter um bloquinho para ir anotando meus comentários. O número 1 é: adoro o jeito que você descreve uma viagem! Hilário! Depois, o que é aquele pote de belas?? Lindo! E Itália é isso aí mesmo: contradição de sentimentos o tempo todo: amor e ódio, beleza e feiúra, gentileza e cavalice...
    Louca para ver tuas impressões de Roma.
    BJô

    ResponderExcluir
  4. Patty, eu fiquei doida com aquela vitrine cheia de doces...
    E vc sempre nada de fotinho de frente... ai, ai, cadê tua Mama para te pegar de surpresa...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Paty!
    Mas que beleza, minha amiga... já chegaste à Florença! Não imaginas como sonho em conhecer esta antiga cidade... Mas pra mim, nem precisa de muito não...Só queria andar por aquelas ruas e pensar que os extraordinários Michelangelo e Leonardo da Vinci passaram por lá! Adoro estudar a história da arte e da ciência, e estar onde eles estiveram é um privilégio...Um sonho... Uma grande emoção!
    Por isso, como ainda não cheguei até lá, esta tua maravilhosa viagem tem sido uma linda carona para mim! (Rs...) Então,querida viajante, aproveite bastante e além dos passeios reais, passeie também pela emoção e pelas incríveis histórias que estão contidas nestas cidades,por onde você passar, verdadeiros patrimônios da humanidade!
    Beijo grande e abraço apertado, bem brasileiro, pra ti e pra tua mãe!!!
    Teresa

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: