domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval - vintage, claro.



Eu sabia que havia algo de diferente no carnaval de uns anos para cá. Depois de ler o artigo (manifesto) no Style Vintage, me dei conta do que é: atualmente, é só beber até cair e escutar música alta até enlouquecer os vizinhos. Pelo menos, é o que vejo por aqui. Enquanto escrevo, quase meia-noite, estou escutando os vizinhos que moram a duas quadras de distância. Há uns cinco carros ocupando uma única casa e não sei o que está mais alto: as vozes ou o rádio. 

Até hoje é um mistério para mim como uma tropa de 5 carros cheios de pessoas faz para sobreviver dentro de uma casa de dois quartos e um único banheiro. Melhor ainda quando chove. 

Não que algum dia eu tenha curtido carnaval, pelo contrário: eu quero é PAZ!
Eu geralmente volto para casa antes do carnaval e fico bem quietinha em casa, antes que comecem a contabilizar os mortos e feridos.

Foi no Style Vintage e em outros blogs e sites que eu consegui algumas imagens de carnavais de antigamente. Quando havia baile, fantasia, essas coisas. 



É possível ler, é só aumentar.




E por fim, no blog da Menina Voadora eu vi esse vídeo, que faz referência à Chiquinha Gonzaga. Acontece que a música do vídeo abaixo não é a composição da Chiquinha. Esquisito, hum?
Segundo informação no Youtube, Na verdade esta marchinha se chama "Abre alas", é de autoria de J. Piedade e Jorge Fáraj, e foi gravada por Jaime Brito na Odeon em 25 de setembro de 1939, com lançamento em dezembro do mesmo ano (11794-A, matriz 6204), visando, portanto, ao carnaval de 1940.



A música da Chiquinha é de 1899 e é considerada a primeira marchinha carnavalesca da história. Sim, eu fui para a enciclopédia pesquisar:

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou Lira
Não posso negar
Eu sou Lira
Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de Ouro
É quem vai ganhar...


Agora, se vocês clicarem no vídeo acima, encontrarão dezenas de marchinhas de carnaval. Divirtam-se!

5 comentários:

  1. Também prefiro sair fora do agito. Mas tem gosto pra tudo, fazer o que?
    A casa da Cris é uma graça mesmo, mas você mostra tantas fofurices da sua, que tenho certeza não deixa a desejar.Bjs

    ResponderExcluir
  2. O carnaval de hoje em dia é uma droga, só putaria, bebedeira, muita loucura...
    carnaval de antigamente era outra coisa, se tinha respeito, as fantasias eram lindas, as mascaras maravilhosas...
    eu sou muito mais das antigas...
    não vejo a hora de passar logo esses dias, não aguento mais ouvir a loucura das pessoas com esse samba...detesto musica alta demais...

    ResponderExcluir
  3. Menina o carnaval tem sido isso mesmo, eu não suporto essa época, graças à Deus que aqui onde moro está uma tranquilidade, só estamos escutando o barulhinho das maritacas e bem-te-vis.
    Gosto é uma coisa bem complicada né?! Tem gente que ama muvuca, barulho, gritaria... tenho uns vizinhos barulhentos, mas acho que viajaram... tá tudo quieto... rs, rs, rs.
    Muito legal as fotos.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. e eu? que sou anti social? rsrsr eu gostava de carnaval há 30 anos atras...atualmente, nem na tv...a culpa nao é do carnaval, ja que adoro dançar e adoro MUSICA...a culpa é do povo...tipo esses seus vizinhos, entende? melhor ficar em casa mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Nadando contra a maré (dos comentários pelo menos...rsrs) eu amo carnaval, conheci meu marido na praia no carnaval, ele pulou comigo a noite inteira e agora ele não gosta mais....rsrs Então temos um combinado a cada 2 ou 3 anos eu levo aquele marido que conheci para o carnaval e pulamos muito, bebemos pouco ou quase nada, ao termino eu me sinto revigorada, pronta para ser feliz.....
    Agora para repousar o corpo preciso de conforto, o máximo de dsconforto que já enfrentei na praia foi 6 pessoas em uma casa de 2 quartos....rsrs ficamos 2 em cada quarto e 2 na sala, mais que isso fico na minha casa mesmo...rsrs

    E musica alta tem limite, deve respeitar os decibéis ...caso contrario são ofensivos...

    mUita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Eu leio tudo! Prefiro responder por email, pois é mais rápido. Siga-me também pelo Facebook. Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: