Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia 02 - de Zurique a Genebra

Saímos cedo do hotel em Zurique, o que é uma pena. Eu gostaria de ficar morando aqui: internet de graça, o chuveiro é uma delícia e tem panquecas no café da manhã. Controlamos para ver se a minha mala chegava pela manhã, tipo um filme romântico em que o mocinho chega na última hora antes da mocinha partir, mas isso não ocorreu. Nem galã de cinema, nem mala.

Estou usando exatamente a mesma roupa. Mama me emprestou lingerie, lógico. E por um acaso do destino, eu tinha um par de meias na mala dela.
Na noite passada dormi com um lenço na cabeça, assim o meu cabelo não está tão horrível. Peguei um palitinho de mexer café e fiz um coque à la oriental, com a exceção de que meu cabelo é ondulado no Brasil. Aqui, está uma maçaroca. Pronto, está passável.

Passável uma droga, preciso de uma loja urgentemente. Pânico.

A primeira parada do passeio de hoje foi em uma queijaria, para aprender como se faz o queijo Emmental. Cheguei, olhei, tirei fotos e saí, estava muito calor. Uma temperatura de 36º me leva à loucura. Por sorte, há uma fonte com água potável para podermos nos refrescar (eu praticamente tomei banho nela) e encher as garrafinhas. Também comprei queijo para a Mama, iogurte de chocolate (achei que era como o brasileiro, mas não, é azedinho) e por equívoco comprei manteiga. Mama não fez uma cara bonita quando foi provar o queijo e viu que era manteiga. Nem me atrevi a perguntar se a manteiga é de boa qualidade. Lembrem-se: dependo da mala dela para sobreviver.

Para quem se interessar, encontrei o link da queijaria - aqui. Segundo a guia, o queijo Emmental ainda possui fabricação artesanal (pelo menos nessa queijaria) e não contém lactose.

É nesse caldeirão que se faz o famoso queijo. Guia da queijaria e nossa guia, Maia.
No local há lojas, confeitaria, jardim e playground. Tirei muitas fotos lá, já estão todas no meu álbum do Picasa.

Depois fomos a Berna, que como vocês sabem, é a capital da Suíça. E mais informação: o rio que banha Berna é o Aar e é maravilhosamente verde, como na foto.

Tirei essa foto a partir do Jardim das Rosas, um lugar fantástico. A guia disse que na semana passada estava muito frio e as rosas ainda não tinham botões. Eu pensei: lá vem minha sorte de novo, pois de que adianta visitar um jardim de rosas se ele não está florido? Mas ao chegar lá, quase pirei:

Tirei fotos melhores, mas vou reservar para o outro blog. Vocês podem dar uma olhadinha no álbum, enquanto isso.

O centro histórico de Berna é pequeno e eu achei bem legal, pois todos os prédios têm telhadinhos para caminharmos na sombra. Estava um calor desgraçado, já mencionei isso? Deu-me vontade de me atirar no rio, ou fazer mais ou menos como essas pessoas:

As atrações que eu pretendia ver: algumas fontes (por razões óbvias: eu praticamente fiz um batismo em cada fonte), a casa onde morou o Albert Einstein, o tal do relógio famoso. Almocei aqui, bem ao lado dessa roseira. A comida estava bem boa: bife de porco com fritas.

Uma das fontes. Tem uma em cada esquina, ou mais.

O tal do relógio - é preciso chegar em horas cheias para ver os bonequinhos dançando.

Eu queria ver, mas não tinha muita esperança: um urso! E bem de pertinho. O coitado estava com calor. Berna tem como animal símbolo o urso e um viveiro só para esse animal.

Depois de Berna seguimos para Murten. Uma parte da cidade ainda é murada e eu a achei bem simpática, principalmente porque dei de cara com uma farmácia e pude comprar artigos de primeira necessidade: esmalte, acetona, algodão, lencinhos de papel, escova de cabelo, escova e pasta de dente. Claro, esqueci o xampu e o condicionador. A cidade é bilíngue, todo mundo fala alemão e francês "por natureza" e ainda aprende inglês. Fiz minhas compras em francês, como é bom!

Eu não entendi esse cartaz, mas achei bonito.
Enquanto esperávamos o ônibus, vimos 4 garotos brincando dentro de uma fonte. Ai, que inveja. Primeiro: de ter uma fonte de água limpa na frente de casa; segundo: por poder se atirar nela num dia de calor.

A seguir rumamos para Genebra. A escova de cabelo nova continuou arrancando meus cabelos. Não adianta, preciso de condicionador. Já tentei passar hidratante nos cabelos, mas não é a mesma coisa. O nosso hotel é bom, é da mesma rede daquele no qual pernoitamos em Zurique (Novotel ou NH para os íntimos). Ou seja: internet de graça!

É claro, só posso usar o notebook cerca de 20 minutos por dia, assim o utilizo para ligar para casa pelo Skype. O meu celular não tem sinal aqui na Suíça, então eu só posso utilizá-lo quando consigo conexão com a internet. Mas não tenho o carregador do celular, lembram? Resumindo: celular desligado. Ai, ódio!

O suor me venceu: Mama vai me emprestar uma blusa para o dia seguinte.
Continuo prendendo o cabelo com o palitinho de café. Ainda vou lançar moda.