Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia 03 - de Genebra a Interlaken

Esqueci de dizer algo no último post: a minha mala poderia ter chegado em Genebra, pois o moço do aeroporto anotou o endereço do hotel. Bem, não chegou, lógico. A moça da recepção me disse que posso consultar o status dela na internet. Eles até têm um site para isso: mylostbag.com. Nem imagino a quantidade de malas perdidas! Bem, consultei e apareceu uma telinha em branco. Estou começando a ficar nervosa. Não me importo de passar necessidade alguns dias, mas quero minha mala de volta eventualmente. E com tudo dentro. Principalmente as coisas que pedi emprestadas.


Bem, começamos o dia passeando por Genebra, que se pronuncia diferentemente em vários idiomas, de modo que eu me confundi uma hora e chamei de Minerva mesmo. Vejam só se não é para enlouquecer:
Genebra (em francêsGenève, em alemãoGenf, em italianoGinevra e em RomancheGenevra)

No centro de Genebra temos o rio Ródano e o lago Leman. Os lagos aqui são enormes, e esse jato de água alcança 130 metros de altura. 






Não preciso dizer que há diversas fontes, né? E o que me impressiona é a limpeza.Em Genebra utilizei pela primeira vez o banheiro público, que fica à beira do lago e vejam só: nem um cisco, uma gotinha de água no chão, um papel fora do lugar, nada. Impressionante. Não vou mais falar de banheiros, só vou resumir dizendo que todos os sanitários públicos que usei são assim. E  só usei os gratuitos.

Bem, em Genebra não fui até o centro histórico, tinha uma missão mais importante: procurar uma loja de eletrônicos onde eu pudesse comprar um carregador para o celular, ou um novo celular. Não encontrei, mas dei de cara com a C&A e me apaixonei, a roupa aqui é muito boa. E se você não converter de francos suíços para reais, é bem barata também. 

Informação útil: 1 franço suíço = 1,20 euros.

Encontrei uma loja de bijouterias e me senti no céu: muitas tiaras, centenas delas, todas lindas. Acho que comprei uma meia dúzia. Também comprei brincos, mas vou mostrar quando voltar de viagem. E claro, borrachinha, piranha, só itens de primeiríssima necessidade. 



Não encontrei nenhuma farmácia, por isso comprei xampu e condicionador da L'Occitane. Às vezes sou chique por acidente. Comprei também um serum para o rosto, para diminuir a oleosidade, e a vendedora me encheu de amostras do hidratante da mesma linha. Ela deve ter me dado uns 20 sachês. Não sei por que as lojas brasileiras são tão mesquinhas com amostras. 

De Genebra fomos a Vevey, onde o Chaplin morou nos últimos 20 anos de vida. A guia nos disse que a estátua dele estava logo ali naquela rua, mas caminhei 5 quadras e não encontrei. Vevey também é a sede original dos chocolates Nestlé. De lá, iniciamos um passeio de barco que passou por diversas estações, inclusive Montreux. O barco funciona igual a um trem, vai parando nas estações. Em Montreux, consegui tirar foto da estátua do Freddy Mercury, ainda que de longe. De vez em quando eu enxergo alguma coisa!





Como é verão e na Suíça não tem mar (é a Minas européia!), o pessoal utiliza os lagos como praia. Levam prancha, cooler, cachorro, tudo. Eu vi um cara  fazendo um churrasquinho no fim de tarde, mas não consegui fotografar. E em algumas cidades há piscina pública nas margens do lago. Uau. 





Descemos na estação do castelo de Chillon, esse da foto. Para visitar o castelo é preciso subir muitas ladeiras ou escadas, ou então descer para os calabouços. Depois de caminhar tanto pela manhã, visitei só a lojinha! 



A seguir fomos visitar Thun, onde eu consegui um carregador para o meu celular. Fiquei tão feliz que comecei a tirar fotos com ele para postar no Facebook. Encontrei uma farmácia e consegui comprar gilette, depois de alguma mímica. Eu pedi em inglês, mas a vendedora não entendeu. E não culpem o meu inglês, nem todos os vendedores são poliglotas. Consegui comprar uma pinça depois que a Mama fez algumas mímicas. Vamos acabar vencendo algum concurso. Eles guardam as pinças num reservado, e a moça me passou um mostruário para que eu escolhesse. Interessante. Na Suíça, pinça é coisa séria: artigo de cutelaria. 


A saber: escolhi uma bem "normal" e é a melhor pinça do mundo. A Mama ainda quer saber para que eu preciso de uma pinça, mas deixa pra lá. 

Quem quiser saber mais sobre Thun - já estava tarde e tudo estava fechando - pode acessar esse link. Vale a pena.

À noite chegamos em Interlaken. Quem acompanha minhas viagens sabe que eu coleciono verdadeiras pérolas, mas nunca desisto das excursões, pois ainda acho que esse é o jeito mais prático de viajar. Bem, quando a guia disse que o hotel de Interlaken era um pouco mais simples, eu disse: lá vem bomba. Dito e feito. O chuveiro era uma droga, eu achei que o teto do banheiro (revestido em madeira) ia cair na minha cabeça, não tinha frigobar nem climatizador de ar, internet só pagando. Tinha um ventilador muito do chinfrim no quarto. Eu o venceria num concurso de abano. Sorte que é na Suíça: dormimos com as janelas abertas.

Eu não entendi totalmente essa estátua. O homem tem chifres e carrega queijos? Alguém decifra?

rua principal no centro histórico de Thun

Depois que eu vi o quarto do hotel, decidi sair para tomar uma cerveja. Encontramos um restaurante cujo dono é português, onde tem uma ótima pizza italiana. Batemos um bom papo com ele. Primeiro fiz o pedido em inglês, depois continuei em italiano e no meio do jantar descobri que todo mundo falava a mesma língua. 

Meus cabelos finalmente estão em paz: nada como um xampu L'Occitane, mas pobre de mim quando a fatura do cartão chegar. Melhor nem olhar. 


Restaurante em Interlaken. 
Ah, sem querer Mama preparou uma armadilha para mim. Ela deixou a mala no meio do quarto e eu tenho mania de dormir tarde, portanto, ando por aí no escuro para não incomodar ninguém. Passei ilesa para ir ao banheiro, mas quando voltei esqueci da localização da mala e caí com tudo por cima dela. Ai, como dói. Quem foi que colocou olho grande e urucou minha viagem, hein? 

E não, eu não estava bêbada.

Bom, até amanhã. 


7 comentários:

  1. Lindas fotos e viagem. Mesmo sem mala! rs E esse tombo! Mas como acontecem coisas nas viagens, não? Eu sou a rainha de acontecimentos,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei TODAS as fotos!
    to rindo até agora imaginando vocês "mimicando" para o vendedor... rs
    Divirta-se!
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Lugares maravilhosos! Mala realmente é uma pedra no seu caminho rsrs...
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Gamei no relógio. Impressionante a quantidade de fontes. Tive que rir e concordar contigo, os brasileiros são mesmo mesquinhos com amostras...
    Tão bom ver as fotos!
    Torcendo para que vc encontre logo sua mala.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  5. Ai, Chaplin, Occitane e Nestlé... lugar chique é outra coisa, né?

    Tentei pesquisar alguma coisa sobre a estátua em Interlaken, mas não achei nada. Mas encontrei outras, todas estranhas. MUITO estranhas.

    Ah, o livro já chegou e já foi lido! Mesma coisa do outro, li sem parar. E depois ainda fui comprar um bolo, porque o tempo todo ela descreve um melhor que o outro!

    Por um momento achei que Emily era a filha perdida... várias vezes o texto diz coisas sobre a cor dos olhos, mas principalmente sobre o cabelo loiro. E aquela vontade maternal de Julia em tentar ajudá-la. Achei que havia descoberto o mistério, mas errei!

    Gostei, tenho vários comentários a fazer quando vc estiver de volta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tu é muito chique... do shampoo a pinça só coisa de qualidade...queria tanto que no Brasil fosse assim, eu gasto fortunas em pinças e nem sempre são boas...afff

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olha Patty, tenho bastante certeza de que a Suiça é a Minas Gerais europeia: além de não ter mar, nós somos famosos pela mania do logo ali! Você atravessa um deserto, cai em um cachoeira, envelhece dois anos e não chegou no logo ali! Estou louca para tomar banho em um desses lagos!!!!

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: