Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia 05: Cracóvia - Auschwitz - Czetochowa

Começamos com um city tour de 3 horas de duração em Cracóvia. Não dá para começar o dia de bom humor acordando às 06 horas da manhã sabendo que o city tour vai ser a pé. Até fico de boa vontade, pensando, "até que a cidade é bonita", mas a guia dispara que Cracóvia é uma segunda Roma, com não sei quantas mil igrejas. E vamos por aqui, para visitar todas. Ah, não. Foi bem ali, às 08h45min, que eu fugi da guia. E o que fazer, se as lojas só abrem às 10h ou 11h da manhã e não aceitam nada além de zlots? 


É uma feira que só serve comida, mas a partir das 10 horas.



A arquitetura é original. Cracóvia foi poupada dos bombardeios.




É de uma dessas torres que o corneteiro toca.

Eu fiquei fazendo palavras-cruzadas em um desses bancos. Que frio!

Fomos sentar no banco da praça. Gastamos uma meia hora ali. O legal é que de hora em hora um bombeiro vem tocar uma corneta e acenar para o público. Reza a lenda que um corneteiro tocou para alertar de uma invasão. Sei lá quando foi isso. Mas o caso é que o pobre foi acertado com uma flecha bem no pescoço e o aviso foi interrompido. Em homenagem ao herói, tocar o aviso interrompido virou tradição. E eu pensando: "será que eles atiram uma flecha no pobre do bombeiro?". Esperar na praça, no frio, gera pensamentos mórbidos. Resolvi passear em volta da praça. 

Boa ideia. Por ali tem uma espécie de galeria cheia de banquinhas com quinquilharias que nós, turistas, chamamos de souvenirs. Nem me cansei: não aceitam cartões de crédito nem euros. 

Mas saímos da galeria e encontramos uma lojinha muito interessante. Por falar em interessante, Cracóvia é um bom lugar para comprar jogos de xadrez. Bem, e essa loja aceita cartões de crédito. Fiz a festa. 

Depois matamos tempo num café. Estava bem frio hoje, aproveitei para tomar um chocolate quente - maravilhoso. E não é que começou a chuviscar? Ninguém merece! Se é para passar frio, eu poderia ter ficado em casa. 

Depois finalmente embarcamos no ônibus ao meio-dia. Segundo o guia, nós tínhamos que optar entre almoçar e visitar Auschwitz. Ninguém pediu a minha opinião! Eu sugeriria uma votação. Porque, é claro, eu não visitei Auschwitz, por isso tive mais tempo para matar. Sorte que lá tinha um café - e adivinhem! 

- Can I pay with credit card?
- No, only cash.

Estou cansada disso. Resolvi fazer um câmbio. Dane-se. Joguei 50 euros no balcão e a moça me deu 200,50 zlots. Fiquei bem contente: achei uma moeda que vale menos que o real!

Às 3h30 (15 minutos de atraso e muito congelada) saímos de Auschwitz. Antes disso, fui obrigada a tomar outro chocolate quente (máquina de Nescafé, 5 zlots). Eu não visitei e não tirei fotos. Enquanto a guia contava a história, eu sentia cheiro de cadáveres e de corpos queimados. E surpresa: o povo do ônibus estava louco para visitar (nada contra) e voltaram de lá até bem contentes. Não sei, acho que o pessoal pensa que tudo é cinema. Meio Disneylândia. 

Esse é o rio Vistula, que banha Cracóvia.

A etapa seguinte foi conhecer o Monastério de Jasna Gora, na cidade de Czestochowa, onde se encontra a Virgem negra. É o terceiro maior local de peregrinação da Europa, só fica atrás de Fátima e Lourdes. Há várias lendas sobre a pintura, mas o que se sabe é que ela é bizantina. Em uma tentativa de roubo mal sucedida, a pintura foi esfaqueada no rosto. Eu consegui fotografar bem na hora, pois a missa estava para começar. Às 5h30min????




Já estou cansando de visitar santuários de virgens negras. Já visitei na Espanha, na Suíça, nem sei onde mais. 



Passei tanto frio que pela primeira vez ataquei o mini-bar e tomei vodka pura! Melhor do que pegar um resfriado. 

Bem, por hoje é isso aí. Não esqueçam de dizer o que estão achando da 
viagem. 
O álbum de hoje está aqui.

6 comentários:

  1. Estou adorando essa viagem. As imagens são lindas! Bjs

    ResponderExcluir
  2. A arquitetura é bem bonita! Só aceitam cash??? Por quantas "moedas" já passastes nesta viagem??? Acho que Auschwitz vale pelo "aprendizado histórico"... sei lá, gosto do tema IIª Guerra: me assusta e me fascina ao mesmo tempo... pensar no que o ser humano é capaz... Bjos, Lu

    ResponderExcluir
  3. eu estou adorando...as fotos e os seus comentarios rsrs agora vou ver o album

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ver o álbum, fotos lindas!!!Gostando muito desta viagem :) beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Amando as fotos, e olha eu imaginava que você estivesse com o corpo calejado do frio do sul...rsrs Mas ainda prefiro ao calor...kkk Eu gosto de visitar igrejas para admirar as obras de arte, mas o que vi a cidade toda é uma obra a céu aberto

    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ah Patty, coitado do bombeiro... rs, rs, rs...
    Tudo tão lindo, a arquitetura é deslumbrante. Amei a luminária!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: