sexta-feira, 18 de junho de 2010

Estou lendo: Orgulho e Preconceito e Zumbis


Não levei a sério quando vi a capa desse livro na Saraiva.
Mas é claro, como diz o ditado, a curiosidade matou o gato.
Acabei comprando o livro.
Em síntese, o autor reescreveu a obra de Jane Austen (Orgulho e Preconceito) e acrescentou zumbis na história. As 5 filhas da família Bennet são exímias guerreiras, treinadas em artes marciais e juraram defender a Inglaterra dos "não mencionáveis".
Então, como fica o enredo?
Absurdo, na minha modesta opinião. Chega a ser engraçado de tão absurdo.
Alguns diálogos são mesmo engraçados, se percebermos o cinismo implícito (até mesmo explícito) neles.
Não é ruim, o enredo é o mesmo, mas as moças são mais modernas.
E há um conflito de costumes: a moça prendada é aquela que sabe recitar, bordar, cantar, tocar, cuidar de uma casa; ou é aquela que sabe se defender e defender a sua família, lutando contra os zumbis, mesmo correndo o risco de se enlamear e de sujar o vestido com sangue? Ela deve deixar a luta a cargo dos homens e dedicar-se ao lar?
De um lado, moças fúteis. Do outro, moças guerreiras e inteligentes. Mas do lado das guerreiras também há falhas: nem todas se dedicam com o mesmo afinco ao treino, preferindo gastar seu tempo com namoricos.

Sim, o livro é ilustrado! Vejam Elizabeth Bennet lutando com alguns zumbis:



Em um site sobre literatura, achei a seguinte opinião - clique para ver a resenha.
"O livro Orgulho e Preconceito e Zumbis já tem uma tradução para o português, publicada pela Editora Intrínseca. Acabei comprando e, para minha surpresa, estou gostando muito! Ao contrário do que pensei ao escrever o texto acima, o livro não se trata de um “esculacho” ou de uma versão para adolescentes, mas sim de uma paródia muito divertida e válida, principalmente para quem conhece o clássico de Jane Austen."

Palavras de mestre, ponto final.

Mas leitura ainda é questão de gosto, por isso, não vou recomendar: o jeito é ler para ver se você gosta. Se gostar de Jane Austen e tiver bom humor, vai dar tudo certo!

Você já leu esse livro? O que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recado, opinião ou sugestão, suas palavras são muito bem-vindas! Eu leio tudo! Prefiro responder por email, pois é mais rápido. Siga-me também pelo Facebook. Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts mais recentes: